Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes É preciso somente uma gota de sangue para realização do teste rápido, que fica pronto em 20 minutos É preciso somente uma gota de sangue para realização do teste rápido, que fica pronto em 20 minutos

A aposentada Maria Ferreira, 65 anos, aproveitou o mutirão de teste rápido para ter certeza que está saudável. Ela foi uma das 60 pessoas que foram atendidas na unidade básica de saúde Dr. Francisco Barbosa de Brito, nesta segunda-feira, 21, durante a Semana de Combate à Sífilis. Até o dia 25 de outubro, a Prefeitura de Araguaína estará realizando a campanha de prevenção contra a doença com palestras e diagnóstico em todas as UBS. O Dia D é nesta quarta-feira, 23.

A sífilis é uma infecção bacteriana causada por transmissão sexual e que, quase sempre, as pessoas acabam não tendo conhecimento da infecção e, assim, transmitem aos seus parceiros. Maria conta que teve relacionamento há pouco tempo com um homem que morava em outra cidade e foi convidada pela amiga para fazer o teste. “Eu não conhecia muito ele, então a gente não sabe, né. Como eu estava aqui na casa dela, ela me trouxe para fazer o teste”.

O resultado sai em apenas 20 minutos e, caso for positivo, o paciente já é medicado na UBS com um tratamento que dura somente duas semanas. “São duas injeções no dia do diagnóstico e mais quatro nas próximas duas semanas. Só isso e a pessoa já deve estar curada da Sífilis”, explica Gilson de Araújo, enfermeiro que coleta a gota de sangue usada na realização do diagnóstico na USB Dr. Francisco.

Os sintomas evoluem

De acordo com enfermeira responsável pela campanha, Thays de Freitas, a contaminação da doença acontece porque os primeiros sintomas são negligenciados. “A sífilis começa com uma feridinha nos órgãos genitais ou boca. Sem dor. Esse sintoma some por um tempo e quando volta aparecem manchas avermelhadas nas mãos e pés. É justamente entre essas duas fases que aumenta o risco de transmissões”, alertou.

Cresce número de testes

O teste rápido é oferecido em todas UBS de Araguaína, em datas agendadas, durante o ano todo. Os moradores devem entrar em contato com a unidade mais próxima para ter conhecimento do dia escolhido. Além da sífilis, no atendimento de rotina também é oferecido diagnóstico para HIV e hepatites vitais B e C.

Em 2019, houve aumento na procura para realização do exame para Sífilis. Dados consolidados da Vigilância Epidemiológica apontam que de janeiro a agosto foram realizados 2.763 testes. Estes superaram os 2508 feitos no mesmo período do ano passado. Proporcionalmente, também cresceu o número de diagnósticos positivos, o que ajuda na aplicação do tratamento para controle da doença.

De janeiro a dezembro de 2018, foram 241 novos casos. Do total, 40 foram de sífilis congênita (passada de mãe para filho), 91 gestantes confirmadas e 110 pessoas com a doença adquirida sexualmente. Esse ano, de janeiro até início de outubro foram os mesmos 241 novos casos registrados, sendo 36 de sífilis congênita, 70 gestantes confirmadas e 135 pessoas com sífilis adquirida.

Data do mutirão com palestra em cada UBS

Dia 22 (terça-feira)

8h – UBS Dr. Dantas, Setor Jardim Costa Esmeralda;

8h – UBS JK, Bairro JK;

8h – UBS José Ronaldo Pereira da Costa, Setor Dom Orione;

8h – UBS Palmeiras do Norte, Setor Palmeiras do Norte.

Dia 23 (quarta-feira)

8h – UBS Ponte, Setor Ponte;

8h – UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, Setor José Ferreira;

8h – UBS José de Sousa Rezende, Setor Alto Bonito;

8h e 14h – UBS Nova Araguaína, Setor Nova Araguaína;

14h – UBS Dr. Raimundo Marinho, Loteamento Maracanã.

Dia 24 (quinta-feira)

8h – UBS Bairro de Fátima, Bairro de Fátima;

8h – UBS Barros, Setor Barros.

Dia 25 (sexta-feira)

8h e 14h – UBS Lago Azul, Setor Lago Azul.