Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antônio Gonçalves

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, inaugurou na tarde desta última segunda-feira, 21, a primeira Central de Atendimento à Mulher 24 horas (CAM 24 horas), uma antiga reivindicação do público feminino. A unidade foi implantada na região sul de Palmas e faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que prevê a estruturação, ampliação, aparelhamento e manutenção de delegacia especializada em atendimento à mulher.

O objetivo da Central é proporcionar atendimento à mulher vítima de violência doméstica muito além de lavrar flagrante e procedimentos investigativos. “Agora podemos amparar essa mulher que sofreu uma violência doméstica familiar, psicológica, patrimonial. Ela terá esse apoio 24 horas, capitaneado por delegado, escrivão e agentes de polícia treinados no sentido evitar a revitimização desta mulher, que historicamente passa por essa violência”, ressaltou a delegada geral de Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Sousa.

Wanderlei Barbosa classificou a Central como um local de proteção à mulher, principalmente as que já passaram por alguma forma de agressão e até então não se sentiam seguras em fazer uma denúncia. “O Governo do Tocantins é sensível a essa causa e tem demonstrado interesse em aumentar e aparelhar os ambientes de proteção para que a mulher se sinta amparada e segura para fazer uma denúncia, porque o local é preparado para ela. As pessoas aqui são preparadas e qualificadas para lidar com essa situação”, frisou ele, destacando ainda que esse modelo de atendimento deve ser estendido a outras localidades do Estado, como parte da política do Governo do Estado de humanizar o atendimento à mulher vítima de violência. 

O titular da pasta da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, disse que a implantação da Central de Atendimento à Mulher constitui uma vitória de todos os segmentos que se sensibilizam com a causa. ”É uma vitória de todos, principalmente do segmento feminino, que passa a contar com uma porta aberta de forma permanente para buscar apoio quando sofrer qualquer tipo de violência. Nossa obrigação é atender bem a todos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade”.

Narcóticos/Viaturas

Na tarde desta segunda-feira o vice-governador Wanderlei Barbosa também inaugurou a nova sede da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos, ligada à Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco). A unidade passou a funcionar em prédio própria quadra 106 Norte, LO-04.

Na oportunidade foram entregues cinco viaturas à Polícia Civil, que serão utilizadas nos trabalhos de investigação e no combate ao crime organizado e kits de áudio visual para realização de oitivas.

 O evento contou com a presença dos deputados estaduais Léo Barbosa, Cláudia Lélis, Vanda Monteiro e Luana Ribeiro, além de secretários de Estado e outras autoridades.