Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Sociedade em Foco

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A médica veterinária e funcionária pública aposentada Arlete Amaryles Mascarenhas e o zootecnista e professor José Neuman Miranda Neiva representaram o Tocantins e foram homenageados em sessão solene em comemoração aos 50 anos do Sistema CFMV/CRMV’s. O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 23 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, e também contou com a presidente do CRMV Tocantins, Railda Marques.

O evento homenageou 50 personalidades da medicina veterinária e zootecnia do Brasil e Arlete e Neuman foram os escolhidos para representar o Tocantins. Arlete foi a primeira mulher presidente de um Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia no Brasil. Para a futura presidente do CRMV, Márcia Helena da Fonseca, um justo e merecido reconhecimento a uma profissional pioneira em uma área na época tradicionalmente masculina. “Arlete é militante até hoje na medicina veterinária e no agronegócio tocantinense”, disse Márcia.

Já Neuman recebeu o prêmio Octávio Domingues, concedido como Zootecnista Destaque. Ele atua como professor e apesar das dificuldades da profissão, garante que nunca se arrependeu da escolha que fez. “O reconhecimento da sociedade é muito importante“, comentou, grato pela homenagem recebida.

Para a atual presidente do CRMV Tocantins, Railda Marques, os dois profissionais tocantinenses são exemplos a serem seguidos. “Eles fazem muito pelas classes no Tocantins e estão de parabéns. São responsáveis também por todas as vitórias que obtivemos em nosso Estado”, pontuou.

Sobre a regulamentação do exercício da Medicina Veterinária e criação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária há 50 anos, Railda diz que são conquistas que merecem muita comemoração. “Somos responsáveis por zelar não só pela saúde animal, mas também pela saúde pública, por desenvolver o agronegócio, principal fomentador da economia no Brasil. Os Conselhos são parte dessa história também e mostram sua importância na fiscalização das profissões”, falou.

CFMV

A solenidade foi marcada por discursos que reconheceram o papel da autarquia como representante máxima das duas profissões e as conquistas obtidas graças à atuação do Sistema. Os profissionais que discursaram durante o evento também falaram sobre a preocupação com o surgimento de cursos de ensino à distância de medicina veterinária e levantaram a bandeira da qualidade dos cursos.