Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ver a recompensa por horas de estudos é motivo de grande alegria e êxtase. É a experiência que estão vivendo o estudante Luiz Eduardo Pereira da Silva e os professores Rosana Ribeiro dos Santos e Átila Miller Fernandes, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, localizada em Taipas do Tocantins. Com o texto denominado "O pequi nosso de cada dia", Luiz Eduardo teve seu trabalho classificado para concorrer à fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa.

O estudante e o professor Átila participaram em São Paulo da 2ª etapa semifinal Memórias Literárias da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada no período de 28 a 30 de outubro. Ocasião em que eles participaram de oficinas, de momentos culturais e compartilharam experiências pedagógicas.

A diretora Juliana Rodrigues Lima Guedes explicou que a escola ficou muito feliz com o resultado. “Esta é a segunda vez que estudantes da nossa unidade são classificados para a etapa final da olimpíada. Essa conquista faz com que outros alunos tenham mais interesse pelo estudo da língua portuguesa. E que eles comecem a sonhar em conhecer outras cidades, outras culturas, é isso o que a olimpíada proporciona. Moramos numa cidade pequena, quase sem atrativos turísticos, culturais e sem oportunidades, a olimpíada surge como uma forma de incentivar e motivar os estudantes para a importância dos estudos em suas vidas”, frisou.

O professor Átila, que acompanhou Luiz Eduardo a São Paulo, falou das emoções pela conquista. “Estávamos confiantes, percebi que nossos estudantes têm nível de conhecimento semelhante aos alunos de outros estados. Enfim, estar na fase presencial da olimpíada representou um rico aprendizado para todos”, contou.

A professora Rosana foi responsável por desenvolver a capacidade de leitura e de escrita do estudante Luiz Eduardo. “Estou muito feliz, agradecida por ter plantado essa semente e ela ter germinado e crescido. Eu esperava muito ir para a etapa final porque foram muitas horas de estudos e treinamentos”, comentou.

Experiência valiosa

Da Escola Estadual Jacy Alves Barros, de Arraias, o estudante Gabriel Antônio de Moura e a professora Samara Gonçalves Lima também estiveram presentes na fase presencial da olimpíada. Gabriel participou com o texto "Uma fênix em minha vida". “Nós nos envolvemos muito com as atividades da olimpíada e estamos satisfeitos com a experiência adquirida. Participar da semifinal já é uma grande vitória”, frisou a professora Samara.

Da rede municipal, a estudante Ana Clara Luz, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, participou da olimpíada com o texto "Saudades de Canela". Ela viajou acompanhada por sua professora Marilda Belizário da Silva Ribeiro.

Etapa final

Luiz Eduardo faz parte do grupo de 173 estudantes que concorrem a uma das 28 vagas da etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa. No dia 28 de novembro, serão anunciados os vencedores da etapa nacional, que participarão da cerimônia de premiação, marcada para o dia 9 de dezembro.

Olimpíada

A Olimpíada tem o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita e promover formação para professores que lecionam língua portuguesa. É uma realização do Itaú Social, com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Programa Escrevendo o Futuro, com a parceria do Ministério da Educação.

Esta é a 6ª edição e representa um reforço para a valorização e a interação dos alunos com o seu território e propõe o tema "O lugar onde vivo". A intenção é que os estudantes observem o lugar onde residem, aprofundem o conhecimento sobre sua realidade e estreitem laços com a comunidade.