Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Adrielly Amaro

Foto: Adrielly Amaro

Durante reunião da Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher, realizada na tarde de quinta-feira, 31, a vereadora Laudecy Coimbra (SD) relatou o trabalho desenvolvimento pela rede Municipal de Saúde em Palmas e o trabalho importante desenvolvido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. 

A vereadora, que é membro da Liga Feminina, destacou o trabalho de voluntárias que ajudam, sobretudo, pessoas carentes que não tem condições de realizar o tratamento. “Infelizmente existem pessoas que não tem acesso ao tratamento, e hoje ainda lidamos com a desinformação das pessoas, em relação a prevenção e dos exames, como do HPV. A Liga é composta por pessoas que dedicam uma parte do seu tempo para ajudar os que precisam, com realização de palestras e encaminhamentos”, contou. 

O Hospital do Amor de Palmas é uma conquista para a Capital, que, conforme Laudecy, vai abranger e alcançar pessoas de vários municípios, que precisam de tratamento. “Todos nós temos obrigação de abraçar e fazer com que dê certo. Há uma grande quantidade de pessoas que saem daqui para fazer tratamento em outro lugar, algumas que morrem por falta de tratamento. O câncer de mama tem 95% de chances de cura se descoberto no início”.  

Laudecy lembrou que existe uma Lei na Capital, de sua autoria, que obriga o município a realizar o primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna (tumor maligno) e fazer os exames em no máximo 30 dias. “Temos que zelar e observar o cumprimento da lei, para que as pessoas tenham acesso e conhecimento. Muito pode ser feito e evitado com a prevenção. A Câmara de Palmas está comprometida com a causa”, finalizou.