Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Início do plantio de soja na fazenda Tarumã, distrito de Buritirana, em Palmas

Início do plantio de soja na fazenda Tarumã, distrito de Buritirana, em Palmas Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues Início do plantio de soja na fazenda Tarumã, distrito de Buritirana, em Palmas Início do plantio de soja na fazenda Tarumã, distrito de Buritirana, em Palmas

O plantio de soja no Tocantins, carro chefe dos grãos cultivados no Estado, já alcançou 30% da expectativa da área agricultável, sendo que, até o início do mês de dezembro, espera-se a conclusão do plantio. As informações são da Diretoria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Secretaria da Agricultura Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Alexandre Barreto, ligado ao Departamento de Agrometereologia da Secretaria de Agricultura, as chuvas apresentaram-se irregulares no mês de outubro. “A tendência é permanecerem desta forma até dezembro e a partir de janeiro de 2020 espera-se a estabilização das chuvas, permanecendo assim até final do período chuvoso em abril”, destacou.

O engenheiro Agrônomo lembrou ainda que, mediante as irregularidades das chuvas até o fim de 2019, o produtor rural deverá ficar atento às previsões climáticas de curto prazo, utilizando para isto as ferramentas digitais como o aplicativo Info Tempo e o Portal da Agrometereologia da Secretaria de Agricultura.

Expectativa

A expectativa para produção de grãos na safra 2019/2020 é atingir 4,9 milhões de toneladas, ultrapassando a safra anterior que produziu 4,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,5%.  Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a soja continua sendo o principal grão cultivado no Tocantins, na safra 2018/2019 produziu 2,9 milhões de toneladas, a expectativa para a safra 2019/2020 é alcançar 3,1 milhões de toneladas, um aumento de 7,1%.

Resenha do Tempo

A Resenha do Tempo traz informações precisas sobre a previsão do tempo para diversas regiões do Tocantins, auxiliando o produtor nas tomadas de decisões para o plantio da safra e execução de outras atividades agrícolas que dependem diretamente das condições do clima. A Resenha é um aplicativo produzido pela Seagro e Universidade do Tocantins (Unitins) e pode ser acessado no  portal da Agrometeorologia hospedado no Seagro.to.gov.br

O secretário da Seagro César Halum enfatiza a importância dos aplicativos para auxiliar o produtor no campo. “Dessa maneira, a Resenha do Tempo é uma ferramenta importante e mais uma das nossas contribuições para deixar bem informado quem faz da terra o campo de desenvolvimento do nosso Tocantins e do Brasil”, destacou o gestor da Seagro.