Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização da ancestralidade quilombola, a Comunidade Quilombola do Prata, em São Félix do Tocantins, realiza nesta sexta e sábado, 4 e 5 de julho, a 11ª edição da Festa da Rapadura. O evento, que conta com o apoio do Sebrae Tocantins e da Energisa, por meio do projeto Energia Para Crescer, se destaca como um importante vetor de fomento ao empreendedorismo, à cultura e ao turismo sustentável na região do Jalapão.
A programação inclui apresentações culturais, atividades esportivas, exposições de artesanato, culinária típica e a tradicional demonstração ao vivo do processo artesanal de produção da rapadura, símbolo de resistência e trabalho coletivo no território.
Para a gerente do Sebrae Tocantins, Millena Lima, o evento é mais do que uma celebração cultural. Segundo ela, a festa reúne tradição, gastronomia e identidade regional, transformando o Quilombo do Prata em um polo de conexão entre saberes ancestrais e desenvolvimento local.
“O maior tesouro desta região são as próprias pessoas, suas histórias e hospitalidade única, que fazem do Jalapão um exemplo de sustentabilidade e inclusão social”, afirma. Milena também reforça que, por meio do projeto Energia Para Crescer, o Sebrae capacitou empreendedores locais, especialmente do setor gastronômico, para que pudessem aproveitar as oportunidades geradas pela festa e apresentar os pratos típicos da região. “Nosso objetivo é transformar vidas por meio do conhecimento e ampliar as possibilidades de renda com base no potencial das comunidades tradicionais”, pontua.
A empreendedora Rosirene Ribeiro Rocha, 46 anos, é uma das participantes da festa e comercializa, junto com seu esposo, Manuel Francisco de Sousa, 55 anos, produtos como doce de buriti, abóbora caramelizada, paçoca de carne seca e a tradicional rapadura. “O Sebrae foi um aliado importante no nosso processo. Com as capacitações, a gente aprendeu mais sobre como organizar a produção, calcular os custos e atender melhor os visitantes”, conta Rosirene.
Foto: Divulgação Sebrae/TOO diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, enfatiza que a Festa da Rapadura representa muito mais do que um evento cultural, mas também uma poderosa ferramenta de desenvolvimento territorial. Segundo ele, a expectativa é atrair os moradores da região e visitantes de outros municípios e estados. “Essa iniciativa reforça o papel da cultura como alicerce para o desenvolvimento sustentável. Quando unimos os saberes tradicionais à qualificação empreendedora, mostramos que preservar as raízes é, também, construir caminhos para o futuro. É assim que promovemos a autossuficiência econômica das famílias e criamos oportunidades reais de geração de renda”, afirma o diretor.
“Nosso intuito é contribuir com o desenvolvimento regional e a valorização das identidades locais, e, por isso, apoiamos iniciativas que unem tradição, inovação e impacto social positivo”, destaca o gerente de gestão de projetos da Energisa, Leandro Fernandes.
A ação também conta com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de São Félix. (Sebrae/TO)