Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Brenda Ramos/SecomTO

Foto: Brenda Ramos/SecomTO

Em ação na região central do Tocantins, nas cidades de Pium, Nova Rosalândia e Conceição do Tocantins, equipe técnica da área da Qualidade e Avaliação da Conformidade da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), visitou 18 estabelecimentos comerciais e fiscalizou 2.482 produtos certificados que, em sua maioria, devem ter o Selo Inmetro. 

Durante a ação fiscalizatória, foram apreendidos 213 itens, sendo 153 adaptadores, 34 isqueiros e 26 panelas metálicas. Todos com a ausência do Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.

A fiscalização da área de Qualidade regulamenta e fiscaliza diversos setores, visando proteger o consumidor e promover um ambiente de negócios justo e seguro. A certificação é o instrumento de proteção ao consumidor, atestando que o produto cumpre os requisitos das normas ou os regulamentos técnicos. A certificação compulsória (obrigatória) é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco. 

Esses produtos são fiscalizados pela Agência de Metrologia no momento da sua comercialização e, por isso, devem conter a marca do Inmetro. Dentre os produtos certificados estão panelas, brinquedos, eletrodomésticos, eletroportáteis, dispositivos elétricos, extintores de incêndio, entre outros.

O presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa, destaca que o trabalho da área de Qualidade da Agência é fundamental para a harmonia nas relações comerciais de consumo, especialmente por proporcionar credibilidade à sociedade. (SecomTO)