Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O encontro com técnicos da regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) de Taguatinga sobre o Convênio de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para médios produtores encerrou nessa quarta-feira, 13. Foram dois dias, um de treinamento e outro de visita técnica, com a finalidade de nivelar conhecimentos, bem como acompanhar as atividades de propriedade assistida pelo convênio, que alcançou resultados positivos na arroba do boi. 

Na regional de Taguatinga, o Ater Médio, como é conhecido o convênio, é acompanhado pelo técnico em extensão rural, Lindomar Pereira Cardoso Júnior, que acompanha as atividades da Fazenda Vista Alegre, propriedade do produtor João José de Oliveira, situada no município de Aurora.  “As atividades foram voltadas para as práticas de reforma e recuperação de pastagens de 2017/2018 somando um total de mais de 61 hectares trabalhados; recuperação de pastagens solteiras com pastagens de capim braquiária brizantha e recuperação de pastagens de capim Mombaça, consorciado com sorgo forrageiro para a produção de Silagem”, explicou o técnico.

Em 2019, ainda segundo Lindomar, as atividades trabalhadas foram o confinamento de bovinos com fornecimento total de ração no cocho pelo período de 12 de julho a 2 de Outubro. “Nesse trabalho foram confinados 80 animais machos, que entraram com a média de 16,4 arrobas e, em um prazo de 80 dias, saíram com 19,9 arrobas, um ganho médio de 1,312 kg/dia, com rendimento de carcaça em torno de 52%”, ressaltou.

Satisfeito com os resultados, o produtor João José de Oliveira recebeu os técnicos e ressaltou sobre os ganhos na arroba do boi: "depois da assistência técnica do Ruraltins,  e esse trabalho feito aqui, na propriedade, o ganho foi grande quando comparado com a produção dois anos atrás".

Ater para Médio

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Ruraltins, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ater para Médio foi firmado em 2017 com o objetivo contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos médios produtores rurais do Tocantins.

Com recursos na ordem de mais de R$ 861 mil o convênio foi aditivado e segue até 30 de dezembro de 2020, contemplando três categorias, sendo pecuarista de corte e misto, de culturas anuais e de fruticultura.

Para o início dos trabalhos, 84 extensionistas foram capacitados na plataforma digital MAISATER visando atender os 44 municípios contemplados pelo projeto.

Parceria

Nesta atividade de confinamento, o escritório e supervisão regional de Taguatinga contou com a parceria da empresa Cria Bem, por meio do seu representante Walber Pereira, utilizando o concentrado Confinabem Extra das rações, comercializado pela empresa.