Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pacientes dos municípios de Lagoa do Tocantins, Lajeado, Tocantínia, Barrolândia, Miranorte, Goiatins, Dois Irmãos e Miracema do Tocantins foram contemplados nos três mutirões realizados no Hospital de Referência de Miracema (HRM), que aconteceram nos dias 15, 16 e 17 deste mês e realizaram 17 procedimentos nas especialidades de ginecologia e cirurgia geral.

As ações fazem parte do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (Pagh-Cirúrgico), o Opera Tocantins, instituído pela Lei Estadual Nº 3.369, sancionada em 04/07/2018. O Programa objetiva a diminuição das filas de cirurgias eletivas com realização deste tipo de procedimento em horários diferenciados (noite, finais de semana e feriados), quando os centros cirúrgicos tem menor movimentação.

Segundo a diretora geral do HRM, Penha Bandeira, a unidade está trabalhando para que todo mês realize o Opera na unidade, "contamos com uma farmácia e almoxarifado abastecidos para atender as demandas dos nossos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), resultado da efetividade da equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES)", afirma.

Fizeram parte das equipes dos mutirões, os seguintes profissionais: os cirurgiões ginecologistas Márcio Abreu de Moraes e Luciano Rodrigues do Amaral; o anestesista Paulo Márcio Rojo Mota; os cirurgiões gerais Dhyogo Paulo Severo Silva e Raul Franklin Duran Farfan; os médicos auxiliares Jobel de Sousa Egito e Pedro Paulo Abrão Martins de Oliveira, além de equipe da enfermagem, maqueiros, pessoal da limpeza e do administrativo.

Moradora de Dois Irmãos, Neidimar Pereira de Matos afirmou que “em menos de dois meses esperava por esta cirurgia de hérnia no umbigo e graças a Deus consegui realizar rapidamente aqui no Hospital de Miracema e estou me sentindo bem, aguardando alta médica para me recuperar em casa”.