Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Eduardo Noleto

Foto: Eduardo Noleto

Uma noite de gala da música instrumental. Essa é a proposta do Concerto Sesc Partituras com apresentações da Orquestra Viva Música, que o Sesc Tocantins, por meio da Promotoria Cultural de Música realizará às 20h do dia 21 de novembro, quinta-feira, no Auditório Cuíca da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Palmas, que fica na 109 Norte. A ação tem o apoio da Associação Viva Música e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEXT) da UFT e faz parte da programação da Semana de Cultura da Universidade. Entrada gratuita. 

Orquestra Viva Música

A Orquestra Viva Música é um projeto de extensão vinculado ao Programa Oficina de Criação, Performance e Difusão Musical - OCA Musical, desenvolvido pelo maestro Bruno Barreto, servidor vinculado ao colegiado de Artes-Teatro da Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas.  A Orquestra Viva Música é uma ação que surgiu da necessidade do fomento da prática e, consequentemente, da fruição da música instrumental de concerto. Nesse sentido, essa orquestra vem, ao longo da sua existência, participando de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como: Sesc Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica. Além de também ter participado da abertura de diversos eventos acadêmicos na UFT. A Orquestra é dirigida pelo maestro Bruno Barreto.

Repertório

“Andante” e “Reverie”, Alexandre Levy; “1° Padre Nosso” e “5° Padre Nosso”, Glauco Velasquez; “Adágio para Cordas”, Alberto Nepomuceno; “Bambino”, “Odeon’, e “Turbilhão de beijos”, Ernesto Nazareth; “Cantigantiga”, e “Movimento para Cordas N° 2”, Estércio Marquez.

Integrantes

Maestro – Bruno Barreto; músicos: I Violino – Gustavo Modesto (spalla); Lya Roberta Prehl e Weliane Monteiro; II Violino – Helaine Santos; Viola – Ana Larissa Aires e Gabriel Santos; Violoncelo – Dionisson Marcos e Maria Helena Lopes; Contrabaixo – Eddie Gomes e Moisés Cintra; Flauta transversal – Wallas Alves; Clarineta – Gutenberg Nicacio; e Percussão – Matheus Lopes.

Sesc Partituras

O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. O site disponibiliza o acesso gratuito às partituras através de um sistema de busca coerente com necessidades dos estudantes, professores, músicos e pesquisadores o que inclui, além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical. (Saiba mais no link http://www.sesc.com.br/portal/site/sescpartituras/home/inicio)