Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

O talento dos bailarinos do Balé Popular do Tocantins poderá ser apreciado pelo público da Capital no espetáculo de fim de ano ‘Notáveis’. As primeiras apresentações ocorrerão dos dias 22 a 24 de novembro, às 18h30 e 20h30, no Theatro Fernanda Montenegro, dentro do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Já, dos dias 6 a 8 de dezembro, as apresentações ocorrerão no teatro do Sesc. A entrada do espetáculo custará apenas um quilo de alimento não perecível.

Para a realização do espetáculo, as turmas da rede estadual de ensino foram divididas em três grupos, que se apresentarão em duas sessões cada um, às 18h30 e às 20h30. O primeiro grupo é formado por estudantes da Escola  de Tempo Integral Rachel de Queiroz e Escola Estadual Vila União, e se apresenta às sextas; o segundo é composto por alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso, que se apresenta aos sábados; e o terceiro são estudantes pertencentes ao Colégio Cívico-Militar de Palmas – Unidade II, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, aos domingos. Nas duas temporadas as apresentações seguem a mesma ordem.

Entre os notáveis homenageados estão Heitor Villa-Lobos, Cecília Meireles, Elvis Presley, Antonio Vivaldi, Tales de Mileto, Nise da Silveira, Joana D’Arc, João Gilberto, Edith Piaf, Mozart, Vincent Van Gogh, Monteiro Lobato, Santos Dumond, Ariano Vilar Suassuna, Paulo Freire, Vinícius de Moraes, Chiquinha Gonzaga, Martin Luther King Jr, Frida Kahlo, Tales de Mileto, Dona Raimunda quebradeira de coco, Luiz Gonzaga, Nicolas Flamel, Michael Jackson, Rachel de Queiroz, Ayrton Senna, Tarsila do Amaral, Carmen Miranda, entre outros.

Para homenagear e valorizar essas grandes personalidades, o Balé Popular do Tocantins leva ao palco coreografias de Balé Clássico, Jazz, Dança Contemporânea e Danças Urbanas. As apresentações contam com a direção dos professores Diego Neves, Elton Fialho, Fernando Faleiro, Giorgya Justy, Jefferson Marques, Maicon Cardoso, Márcia Sommer, Renata Souza, Vanessa Sousa e Verena Schultz.

De acordo com um dos diretores do espetáculo, Jefferson Marques, os notáveis homenageados serão evidenciados por meio das coreografias e figurinos apresentados no espetáculo. “Serão lembrados especialmente os feitos dessas personalidades. É uma oportunidade para se conhecer um pouco da história dessas personalidades, sua representação para o mundo, a importância das suas criações para a sociedade”, ressaltou. 

Projeto

O projeto do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), oferece aulas gratuitas de dança a crianças, adolescentes e jovens da Capital. A iniciativa visa identificar, formar e valorizar talentos, além de fomentar a dança no Estado. O Balé Popular do Tocantins conta com cinco polos: Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso, Colégio Cívico-Militar de Palmas – Unidade II, Escola  de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico José Pedreira e Escola Estadual de Tempo Integral Vila União. A companhia representa o Estado em eventos, festivais e mostras pelo País.