Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação/Naturatins

Uma equipe técnica da Supervisão de Segurança de Barragens (SSB), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) inspeciona no período do dia 18 até esta sexta-feira, 22, barragens do Projeto Formoso, no município de Formoso do Araguaia. A medida refere-se ao atendimento de solicitação do Ministério Público do Tocantins (MP-TO).

As barragens reservam milhares de metros cúbicos de água e são utilizadas para irrigação de lavouras de arroz, feijão e melancia. As barragens Taboca, Calumbi I e Calumbi II, foram classificadas conforme determina a Lei nº 12.334/2010, e atualmente passam por reclassificação, que será realizada pela Supervisão de Segurança de Barragens, quanto aos critérios de Dano Potencial Associado (DPA) e Categoria de Risco (CRI).

Vale ressaltar que a fiscalização de Segurança de Barragens do estado do Tocantins, é regida pela Portaria do Naturatins nº 483, de 18 de dezembro de 2017, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 5.017 de 22 de dezembro de 2017.

Para esta atividade a equipe técnica da Supervisão de Segurança de Barragens inaugurou o uso de uma nova ferramenta de trabalho recém-adquirida, os drones, instrumentos que fazem parte do processo de modernização do instituto.

“Áreas de difícil acesso ou com risco para os técnicos, agora podem ser vistoriadas por drones, isto é, remotamente, resultando em economia, eficiência, confiabilidade e segurança na análise dos dados”, afirmou o engenheiro ambiental e civil, que atua como inspetor de Recursos Naturais Wallace Aniszewski Távora e Silva.