Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Tocantins ficou para segunda-feira. Nessa quarta-feira, 27, o presidente da comissão, e também relator da matéria, deputado Nilton Franco (MDB), não devolveu a matéria relatada, convocando reunião extraordinária para a próxima terça-feira, 3, às 17h.

A expectativa era de que a matéria fosse analisada pelos deputados ainda ontem e votada em plenário durante sessão ordinária após a reunião extraordinária da Comissão de Finanças. Durante boa parte da tarde de ontem os deputados estiveram reunidos a portas fechadas discutindo a LDO. Nos bastidores, a informação era de que o relatório de Franco não estaria agradando o Executivo.

Inicialmente, Nilton Franco havia convocado a reunião para votação da LDO para segunda-feira, 2, mas os deputados Elenil da Penha (MDB) e Delegado Rérisson (DC) solicitaram ao presidente que adiasse a reunião extraordinária para terça-feira, 3, já que na segunda poucos deputados estão presentes na casa, em especial os dois citados acima que costumam viajar para Araguaína no fim de semana, sua base eleitoral. “Depois do dia 30, qualquer data é possível. Vossa Excelência sabe que esse entendimento foi feito para alongamento do debate. Porque era pra ser hoje. Jogou para segunda. Então, tanto faz, do ponto de vista do acordo, segunda, terça ou quarta”, argumentou Elenil.

Elenil e Rérisson não são membros da comissão, mas fizeram questão de estar presentes na votação. O Conexão Tocantins tentou contato com Nilton Franco, mas as ligações não foram atendidas.