Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Características de 2.666 indústrias formais e ativas, tais como produto/serviço principal, segmentação, porte das empresas, empregabilidade, exportação e o perfil dos empresários tocantinenses estão disponíveis no Guia Industrial, levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) disponível no site guiaindustrial.fieto.com.br.

“Nosso Guia Industrial é uma importante ferramenta para empresários planejarem seus negócios e alcançarem melhores resultados, fomentando a economia e gerando desenvolvimento para o Estado”, diz o presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires.

Além de reunir dados estatísticos sobre o segmento industrial no Tocantins, o site traz funcionalidades como a busca e o cadastro gratuito dos produtos e serviços, endereço, atividade principal, entre outras informações das indústrias aumentado sua visibilidade e favorecendo a geração de negócios ao aproximar quem oferta de quem procura.

No perfil do empresário deste segmento, os resultados do levantamento trazem dados como a predominância dos homens como proprietários das indústrias no Tocantins: o público feminino declarado proprietário de indústrias corresponde a 20% do total. Mostra ainda que 78% das empresas são administradas e conduzidas pelo próprio dono, sendo que 22% dos empresários contam com executivos terceirizados na administração das respectivas empresas.

Ao mostrar a representatividade por segmentos no estado vê-se que as indústrias da construção civil e do mobiliário são maioria com 37%, seguida da indústria mecânica, metalúrgica e de material elétrico com 29% e da indústria da alimentação com 12%.

O Guia Industrial foi atualizado em 2018 e início de 2019 com objetivo de aumentar a visibilidade das indústrias tocantinenses e ampliar a amostra que, a partir de então, contempla os 139 municípios do Tocantins e evidencia dados locais dos 20 maiores que concentram 82% das unidades industriais do Estado, segundo o levantamento.

Estão inclusas nos dados do Guia Industrial empresas que constituem em seu código principal (CNAE) atividades econômicas da indústria instaladas no território do Estado do Tocantins, independente de tipo ou característica (matriz ou filial) e empresas com situação “ativa” no cadastro da Receita Federal do Brasil e com atividades em funcionamento.

Com esse conjunto de informações, a Federação disponibiliza à sociedade em geral, empresas e instituições parceiras a fim de fornecer subsídios para o planejamento de ações estratégicas que possam contribuir para o investimento e o fortalecimento da indústria tocantinense.