Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“É preciso auxiliar as iniciativas que contribuem de forma positiva para a sociedade.” Foi com essa declaração que o vereador José do Lago  Folha Filho (PSD) ressaltou o seu apoio ao grupo teatral Pé da Serra, que apresentará a partir desta quarta-feira, 4, a peça “O Ninho”. O objetivo do espetáculo é conscientizar as pessoas sobre a depressão, uma doença grave que atinge quase 11 milhões de brasileiros.

O vereador conta que não pensou duas vezes quando o diretor Felipe Trindade, que coordena a peça, o procurou em busca de apoio. “Me interessei pela proposta porque precisamos falar sobre a depressão, suas consequências e como ela afeta a nossa sociedade. É um problema que assola milhões de pessoas em todo o País”, explicou Folha.

De acordo com Trindade, o apoio do parlamentar foi fundamental para “O Ninho” sair do papel. “O vereador Folha sempre apoiou os movimentos culturais, como as festas juninas. E quando levei a ideia do espetáculo para ele, o vereador gostou muito, principalmente por ser um tema atual e que precisa ser mostrado e debatido com a sociedade”, destacou.

O diretor explica que a peça aborda principalmente a depressão e suas consequências, mas fala também de outros problemas como o preconceito, a violência contra a mulher, o desemprego, o consumo de drogas, dentre outros. “Queremos fazer as pessoas entenderem que a depressão não é frescura, mas sim uma doença que precisa ser tratada a tempo de evitar riscos mais graves, como algumas doenças físicas e, principalmente, o suicídio”, destacou.

O Ninho

A peça é composta por oito atores entre adolescentes e jovens moradores do distrito de Taquaruçu e de Taquaralto, na região sul da Capital. Utilizando falas e movimentos, o grupo reproduz por meio da expressão corporal sentimentos como a angústia, a ansiedade, dentre outros que afetam as pessoas que sofrem de depressão.

Para o cenário do espetáculo, Trindade conta que a opção foi utilizar andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens. “O objetivo é trazer uma ideia de construção de espaços físicos e mentais que a pessoa utiliza para se fechar em torno de si mesma, além de representar o peso das emoções que ela carrega quando está deprimida”, revela o diretor.

Espetáculo O Ninho - Entrada gratuita

Local: Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus Palmas;

Data e horário: 04/12, às 20h;

Endereço: Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14.

Local: Colégio Estadual Duque de Caxias;

Data e horário: 11/12, às 20h;

Endereço: Rua 10, Quadra 49, 414 - Distrito de Taquaruçu.

Local: Escola Municipal Crispim Pereira Alencar;

Data e horário: 13/12, às 20h;

Endereço: Rua 07, esq. com a 1ª Avenida, Lote 07 - Distrito de Taquaruçu.