Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de alguns anos de crise, o  mercado imobiliário  volta a aquecer e a movimentar a economia palmense. De acordo com o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), o setor da construção civil movimentou, no Brasil,  R$ 57,7 bilhões em 2018, um aumento de 33% em comparação ao ano anterior, e os números devem ser ainda melhores em 2019.

O  Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Tocantins (Creci-TO) estima que o segmento tenha crescido uma média de 20% em vendas e aluguéis, em comparação ao ano passado, mesmo com o cenário de encolhimento do crescimento econômico do país.

De acordo com o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi), as vendas acumuladas de unidades residenciais entre junho de 2018 e maio de deste ano chegaram à marca dos 32,6 mil, 19,4% a mais que o período anterior.

Com um cenário tão promissor, as empresas de Palmas estão buscando especialização para agradar os consumidores de um segmento de mercado que tem perspectivas ainda mais positivas  em 2020. “O mercado teve uma recuperação e as empresas voltaram a investir em empreendimentos voltados para agradar diversos perfis de clientes”, explica a consultora de negócio Maia Morena.

Segundo a especialista,  Palmas consegue oferecer um panorama de ascensão do setor  por ser uma cidade jovem e requisitada por novos moradores. “A cada ano a cidade registra um aumento em sua população e com a recuperação econômica ainda em processo de retomada, os preços permanecem convidativos, oportunizando uma melhor negociação para quem deseja adquirir imóveis neste período”, explica Maia.

Outro fator que contribui com o aquecimento do setor é a retomada da oferta de crédito imobiliário e a queda nas taxas de juros. “Algumas instituições financeiras melhoraram a oferta de crédito e isso influencia a movimentação do mercado”, finalizou Maia, destacando que já é possível encontrar taxas de até 6,75% ao ano.