Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Trinta empresas foram atendidas e acompanhadas em 2019 por meio do projeto Rota Global desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A finalização do atendimento, previsto até este mês pelo termo de cooperação assinado entre as instituições, ocorreu nesta quarta-feira, 04/12, na sede da Federação em Palmas.

Por meio da parceria, foram desenvolvidas ações de identificação das empresas e indústrias do Tocantins com potencial para internacionalização e a capacitação técnica para possibilitar essa inserção na pauta de exportação. Para isso, a Fieto contou com a colaboração de alunos do curso de Relações Internacionais da UFT, conforme previsto no termo assinado no final de 2018 com vigência durante o ano de 2019.

“A universidade tenta levar à sociedade, por meio deste projeto de extensão, os conhecimentos teóricos e técnicos que são produzidos e fazer isso em diálogo com as demandas dos empresários, explicando quais são os caminhos para a internacionalização e para posicionar seus produtos no mercado internacional”, explicou o coordenador do curso de Relações Internacionais da UFT de Porto Nacional, Rodolfo da Silva.

Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) trabalha pela internacionalização de empresas brasileiras. O CIN da Fieto faz parte desta rede e uma das formas de atuação é a implementação de questionário padrão destinado a identificação do potencial de internacionalização de empresas em quatro dimensões – mercado, operação, gestão e estratégica por meio do projeto Rota Global. Feito o diagnóstico, é realizado um plano de internacionalização com vistas a aumentar a competitividade internacional de indústrias iniciantes em comércio exterior.