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Educação

Secretaria da Educação incentiva a participação dos estudantes nas olimpíadas científicas

Secretaria da Educação incentiva a participação dos estudantes nas olimpíadas científicas Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Secretaria da Educação incentiva a participação dos estudantes nas olimpíadas científicas Secretaria da Educação incentiva a participação dos estudantes nas olimpíadas científicas

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou a relação dos estudantes premiados na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Tocantins, foram três estudantes premiados com medalhas de ouro, sete com medalhas de prata e 60 com bronze. No Estado, 19 unidades escolares foram premiadas pelo trabalho realizado com o material disponibilizado pela olimpíada, e 17 professores receberam destaques pelo desempenho nas etapas da Obmep.

Receberam medalhas de ouro os estudantes Matheus Amancio Pain Costa, da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas; Karlos Daniel Ferreira França, do Instituto Presbiteriano Educacional e Social, de Palmas, e Gabriel Abreu Martins Soares, da Escola Presbiteriana de Colinas Tocantins.

Conquistaram medalhas de prata, os estudantes Felipe da Silva Brito, do Colégio Estadual Lavandeira, da cidade de Lavandeira; Ricardo Rocha Alves, da Escola Estadual José Seabra Lemos, de Gurupi; Bruna Aguiar da Silva, do Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi; Michael Julio Cunha Gabino, do Colégio Forças no Esporte Almirante Tamandaré, de Palmas; Ryan Alves Teixeira, da Escola Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis; Eduardo Rodrigues Verzola, do Educandário Evangélico Ebenezer, de Gurupi; e Janaína Neres Evangelista, do Colégio Estadual Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro.

Todos os estudantes medalhistas e os que receberam menção honrosa poderão fazer parte do Programa de Iniciação Científica (PIC). Cada estudante receberá uma carta, contendo as orientações para o processo de inscrição na 15ª edição do PIC, a partir do dia 16 de dezembro. Os alunos interessados em participar do Programa de Iniciação Científica deverão entrar em contato com a equipe do programa pelo e-mail pic@obmep.org.br.

Neste ano, a olimpíada distribuiu, para estudantes de escolas públicas, um total de 522 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.508 medalhas de bronze e 42.432 certificados de menção honrosa. Da rede particular, foram premiados 76 alunos com medalhas de ouro, 246 de prata 675 de bronze e 5.701 certificados de menção honrosa.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, destacou a relevância das premiações. “É importante para as escolas participarem das olimpíadas científicas, para ampliar a capacidade de ensino e de aprendizagem e ainda, terem a chance de ver reconhecidas as boas práticas que implementam. Essa participação do Tocantins na Obmep é muito significativa. Termos estudantes, professores e escolas premiados é um incentivo para que outros alunos comecem a participar mais das olimpíadas”, ressaltou.

Avaliando a olimpíada, o coordenador estadual da região de Araguaína, Wiliam Carlos de Souza Luz, ressaltou a quantidade de premiações. “Em 2019, foram premiados 498 estudantes com medalhas e menções honrosas. Em 2018, foram premiados 328 alunos, com medalhas e menções honrosas, um ótimo crescimento, que é creditado ao trabalho de desenvolvimento, principalmente, por professores, escolares, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e secretarias municipais de Educação”, esclareceu o professor Wiliam.

Medalha - esforço e dedicação

O estudante Diogo da Silva Brito, do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí, comemora a conquista da medalha de bronze. “A Obmep exige raciocínio lógico e o Programa Escola Jovem em Ação me ajudou a ter mais confiança no momento de realização das provas”, contou.

Obmep

A olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino de Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio. Neste ano, a Obmep registrou um total de 18.158.775 estudantes do ensino fundamental e médio, destes, 49.002 oriundos de escolas públicas e 5.829 de instituições privadas.