Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO) participou, na noite de sexta-feira, das atividades de encerramento do ano do projeto “Construindo um Social Digno”, elaborado pela Associação Emídio Ferreira, em Guaraí. Contemplado na seleção pública de projetos a serem beneficiados com emendas parlamentares ao Orçamento da União em 2020, o projeto atende cerca de 1.100 crianças e adolescentes da cidade através das oficinas, são oferecidas, durante todo o ano e de forma gratuita, aulas de artes visuais, basquete, ballet, fanfarra, futsal, instrumento de sopro, karatê, tênis de mesa e violão.

“É uma honra vir aqui e verificar como é positivo para coletividade de Guaraí este projeto. A Associação Emídio Ferreira presta um trabalho espetacular para a população da cidade”, destacou o deputado Tiago Dimas.

Na sexta-feira, todas as turmas fizeram uma pequena apresentação, em evento que lotou o ginásio do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres. “Agradecemos de coração essa emenda. O dia que eu soube da notícia fizemos a maior festa. São 1.100 crianças que vão receber material bolas, quimonos e equipamentos”, destacou o diretor-presidente da Associação, José Emídio.

O projeto se iniciou em 2017 e, desde então, tem sido excelente opção de atividades complementares para as crianças e adolescentes de baixa renda, cujos pais não possuem condições de arcar com essas alternativas em estabelecimentos particulares.

O projeto é contínuo, tendo aulas todos os dias, exceto nos finais de semana e feriados. Tiago Dimas esteve no evento acompanho do presidente da Câmara, vereador Saboinha Júnior. O parlamentar municipal elogiou a seleção pública promovida pelo deputado. “O seu mandato dá rapidamente um retorno para a população, através de uma seleção pública que abre espaço para quem não tem apoio e contato com uns parlamentares”, frisou o vereador.

Tiago Dimas destacou que no próximo ano voltará fazer a seleção pública, por entender que é uma maneira justa e propositiva para retornar a sociedade o dinheiro público.

Seleção pública

Em iniciativa inédita no Tocantins, o deputado Tiago Dimas abriu uma seleção pública para entidades privadas sem fins lucrativos inscreverem projetos com o objetivo de serem contemplados com recursos federais de emendas parlamentares ao Orçamento ad União. Ao todo, foram 122 projetos inscritos em um prazo de apenas dez dias de seleção.

A ideia inicial do congressista era escolher entre 4 a 6 projetos, mas, pela qualidade das propostas apresentadas, foram selecionadas 12 iniciativas, entre elas o projeto “Construindo um Social Digno”. A seleção pública acabou garantindo recursos federais para oito áreas diferentes: saúde, esporte, cidadania, agricultura, cultura, meio ambiente, educação e trabalho.

O total de recursos destinados pelo parlamentar aos projetos é de R$ 2.387.809,00.