Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Joelma Cristina

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, assinou com a Caixa Econômica Federal (CEF) - representada pelo seu presidente Pedro Duarte Guimarães -, nesta quinta-feira, 12, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, o contrato de financiamento dos R$ 453 milhões que viabilizará obras de infraestrutura nos municípios do Estado. A assinatura contou a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro que veio a Palmas participar da solenidade.

O governador Mauro Carlesse disse que os recursos do financiamento irão gerar R$ 1,020 milhão em investimento para cada município. "Tem município que recebe um pouco mais pela emenda dos deputados. Vai trazer a ponte de Porto nacional, o hospital de Gurupi, rodovias, estradas. Quer dizer, isso vai alavancar mais de 20 mil empregos", disse Carlesse.

Durante o evento o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), recebeu das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PTB), o título de Cidadão Tocantinense que foi aprovado pelos parlamentares tocantinenses. A propositura do título foi feita pela deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP).  

Ao discursar após o recebimento da honraria, o presidente do Senado aproveitou para enaltecer a relação estreita com o governador Mauro Carlesse. "Eu já recebi várias vezes o governador Carlesse em Brasília, no meu gabinete ou na residência, levando a mensagem do povo do Tocantins”, disse.

Outro que se pronunciou durante o evento foi o líder do governo Bolsonaro no Senado, senador Eduardo Gomes (MDB) que disse que Bolsonaro está criando a melhor relação do Executivo com o Senado nos últimos anos. "Não posso deixar de reverenciar esse presidente que montou seu governo com respeito. É uma honra ser seu líder no Congresso", afirmou.

Jair Bolsonaro

Durante seu pronunciamento o presidente Jair Bolsonaro não abordou demandas e propostas específicas ou os benefícios que o financiamento trarão para o Tocantins. Em vez disso, preferiu manter-se em sua zona de conforto, evocando a pauta conservadora e reafirmando o que sempre diz, "a família é a base da sociedade". Segundo Bolsonaro, o Brasil passa por uma grave crise “moral, ética e econômica”.

No dia em que o próprio Ministério da Educação divulgou que as universidades públicas são a maioria entre as instituições de ensino superior a alcançar nota máxima  Índice Geral de Cursos (IGC), o presidente Jair Bolsonaro disse ao discursar no Palácio Araguaia que os estudantes das universidades públicas "fazem tudo menos estudar"(...) Entre as 200 melhores universidades do mundo, tem algum brasileira? Não tem! Isso é um vexame! O que que se faz em muitas universidades e faculdades do Brasil, o [que o] estudante faz? Faz tudo, menos estudar", disse Bolsonaro. 

Também discursaram o presidente da Embratur, Gilson Machado, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento das Bacias do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Machado ressaltou o potencial turístico do Estado e disse que o presidente Jair Bolsonaro está sensível à necessidade de infraestrutura no Jalapão. Já o presidente da Codevasf anunciou que a companhia irá abrir um escritório no Tocantins. Segundo ele, já foram realizadas expedições na bacia Araguaia-Tocantins. A abertura do escritório está prevista para o ano que vem. (Atualizada às 16h45)