Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a presença da senadora Kátia Abreu, o programa "Tocantins – Catarata Zero" será oficialmente lançado nas cidades de Palmas e Porto Nacional, nessa segunda-feira, 16.  A previsão é que 2.200 cirurgias sejam feitas em ambas as cidades, diminuindo a demanda reprimida de todos os 50 municípios que compõem as duas regiões reguladoras.

Conforme os recursos já liberados pela senadora, a capital tocantinense deve realizar 2.198 procedimentos entre dezembro deste ano e o inicio de 2020. Já em Porto Nacional a meta é de 475 cirurgias para essa primeira etapa do programa.

O programa Tocantins Catarata Zero vai possibilitar, ainda este ano, a realização de mais de 6.500 procedimentos em todo o Estado, com recursos de mais de R$ 6 milhões em emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu, que serão distribuídos para os municípios reguladores, para atender a demanda de todos os 139 municípios do Estado.

O programa “Tocantins – Catarata Zero”, criado da senadora Kátia Abreu, já realizou, em uma semana, 341 cirurgias de catarata nas regiões sul e sudeste do Tocantins, a qual abrange 34 cidades. A programação de cirurgias deste ano se encerrou nesta sexta-feira (13) e a previsão é que sejam realizados 1.210 procedimentos na primeira etapa do programa, que segue até o inicio de 2020.

De acordo com a médica oftalmologista Susan Erika Yano, as cirurgias têm sido um sucesso. “Temos tido muitas cirurgias de catarata avançada, aquelas em que o paciente entrou para a cirurgia sem enxergar nada e saiu enxergando. Esses dias têm sido maravilhosos porque a gente tem visto o quanto a população está precisando”, ressaltou.

Nessa semana, os médicos especialistas vão continuar acompanhando o pós-operatório dos pacientes já operados e retomam com as cirurgias no inicio de janeiro de 2020. Todos os procedimentos são realizados com equipamentos de alta tecnologia.

O Programa

O ‘Tocantins - Catarata Zero’ vai possibilitar a realização de mais de 6.500 procedimentos em todo o estado em sua primeira etapa. Para tanto, a senadora Kátia Abreu destinou, somente em 2019, R$ 6 milhões em emenda parlamentar, recurso que já está nas contas das prefeituras e será suficiente para atender todos os 139 municípios.