Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Nacional, iniciou em agosto, a construção de uma nova Estação Elevatória de Esgoto, no centro da cidade. A obra tem investimento de aproximadamente R$ 3 milhões de reais e trará mais segurança operacional para o sistema de esgotamento sanitário do município. A conclusão do projeto deve ocorrer em fevereiro do próximo ano. 

As elevatórias executam o pré-tratamento dos resíduos, antes de conduzir às estações de tratamento de esgoto. O sistema de bombeamento, contribui para levar os efluentes de uma região baixa para outra com altitude elevada. Além disso, contam com gradeamentos que evitam que os resíduos sólidos se acumulem e causem o entupimento das tubulações. É uma etapa muito importante do sistema de tratamento de esgoto.

A nova estação elevatória terá a capacidade de bombeamento de 125 litros de esgoto por segundo e contará com sistema de biofiltro e equipamentos automatizados para melhor eficiência  do sistema. De acordo com o Engenheiro da BRK Ambiental em Porto Nacional, Paulo Nunes, essa é uma etapa importante na modernização dos sistemas de saneamento na região. "A concessionária se preocupa em utilizar sempre a melhor tecnologia disponível no mercado para tratamento de esgoto", explica Paulo.

Conscientização

Segundo a BRK Ambiental, é muito importante que a população colabore não despejando materiais sólidos em pias, ralos e vasos sanitários. Fraldas descartáveis, fios dentais, papel higiênico, absorventes e outros objetos, podem ocasionar o entupimento e obstrução das redes. Isso gera vazamentos de esgoto, que acabam provocando transtornos. Outro ponto importante é não despejar água da chuva nas redes de esgoto, essa deve ser direcionada à rede pública de drenagem urbana.

Saiba mais sobre a atuação da BRK Ambiental no site www.brkambiental.com.br