Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os trabalhos ‘Extintor automático para carros’ e ‘Isolante térmico com embalagens de leite longa vida’, desenvolvidos respectivamente no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II e na Escola Estadual Liberdade, estão entre os finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Os projetos serão expostos entre os dias 16 e 20 de março, em São Paulo, quando serão anunciados os vencedores.

O trabalho ‘Extintor automático para carros’ foi desenvolvido pelos estudantes Isaías Pereira Coelho de Melo, Jodacy Neres Barbosa e Devid Hercule Oliveria Brito, com a orientação do professor Jadson Xavier Cantuaria e coorientação de Eliel Poggi dos Santos. “Trata-se de um equipamento para disparar automaticamente o extintor do carro em caso de superaquecimento”, explicou Jadson Xavier.

O estudante Jodacy Neres Barbosa, da 3ª série, explicou que o projeto passou para a final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia por meio da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit). “O nosso projeto já havia sido pensado há muito tempo, especialmente pelo David Hercules, que teve a ideia. Aí desenvolvemos juntos e, na Fecit, ficamos entre os primeiros colocados e fomos para Febrace”, apontou.

Já o projeto ‘Isolante térmico com embalagens de leite longa vida’ participou de uma seleção direta da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. “O projeto nasceu da necessidade de melhorarmos o ambiente escolar e de se diminuir o impacto ambiental do descarte das caixas de leite e suco. A proposta é que as caixas sejam utilizadas como refletores. Elas serão instaladas no teto e nas paredes, diminuindo a temperatura”, explicou a coorientadora do trabalho, Orcidalia Martins Feitosa.

A equipe é integrada pelos estudantes Amanda Souza Alencar, Karla Estefany Silva Nogueira e Wanderson Bruno Fernandes Rodrigues, com orientação do professor Gustavo Muller Gonçalves de Moura. “Muito gratificante ter o nosso trabalho reconhecido, além de ser um projeto com impacto direto no ambiente escolar, tem impacto no meio ambiente. O bom também é que conseguimos envolver toda a escola que nos ajudou na coleta do material”, destacou Amanda Souza.

Febrace

A Febrace é uma feira anual de Ciências e Engenharia que envolve projetos de estudantes das escolas públicas e particulares de todo o Brasil, em diversas categorias estabelecidas a partir das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia e suas Aplicações.  Tem como principais objetivos estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades.