Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

image,101315] (Divulgação)

Pelo menos uma pessoa foi presa em Palmas pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 9, em uma operação denominada Fora de Caixa, que investiga pagamento de caixa 2 em 2014 a Hélder Barbalho (MDB), governador do estado do Pará. Ainda no Tocantins, a Polícia Federal cumpriu também um mandado de busca e apreensão. Outros mandados de prisão temporária e busca e apreensão estão sendo cumpridos no Pará e no Distrito Federal.

A operação é um desdobramento da Lava Jato e foi deflagrada após delação premiada de executivos da Odebrecht.

No Pará a Polícia Federal prendeu temporariamente o ex-senador Luiz Otávio Campos (MDB-PA) que, segundo a polícia, teria intermediado o pagamento de caixa 2 entre a Odebrecht e o então candidato Hélder Barbalho. O nome do suspeito preso no Tocantins não foi divulgado.

Investigação

As delações revelaram que Hélder Barbalho teria recebido da Odebrecht cerca de R$ 1,5 milhão em recursos eleitorais não contabilizados na campanha daquele ano. Os pagamentos teriam sido feitos em três remessas de R$ 500 mil cada.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Eleitoral em Belém. Os alvos da operação podem responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, o caixa dois de campanha, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. )Com informações da assessoria de comunicação da PF do Pará)