Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

A primeira associação de servidores públicos criada em Palmas comemora 28 anos nesta quarta-feira, 15 de janeiro. A Associação dos Servidores Municipais de Palmas (ASSEMP) foi fundada, em 1992, tendo em sua diretoria, Francisco das Chagas Matos de Souza, como presidente; João Alves Oliveira, como tesoureiro e Lázaro Amorim, como presidente do Conselho Fiscal. 

Para comemorar essa importante data, a diretoria prepara uma festa no domingo, 19, no Clube Recreativo da Assemp. A partir das 12 horas haverá show ao vivo, com... aulas de ritmos com a equipe da Academia Assemp e ainda serão servidos caldos (de Frango e Português) aos presentes. “Criamos nesta gestão a celebração do aniversário da Assemp, que antes passava em branco. Mas, nós não poderíamos deixar de registrar esse importante momento na história da nossa associação. Convidamos a todos para celebrar”, enfatizou o presidente Cleison Nunes.  

Primeira do Estado

Após quase três décadas, contado com um total de 4.530 associados, a Assemp destaca-se com a segunda maior associação de servidores do Estado do Tocantins, e a maior proporcionalmente. 

Esses associados contam com um dos maiores clubes recreativos da cidade, o Clube da Assemp, que recebe semanalmente cerca de 300 pessoas. Associados, dependentes e convidados se divertem num parque aquático amplo, play ground, área de churrasco e espaço de lazer, com palco, restaurante e mesas de jogos. 

Além do clube, a estrutura da Assemp oferece Academia, totalmente equipada para a pratica de musculação e ritmos fitness; o associado conta ainda com 98 convênios com empresas e prestadores de serviços em várias segmentos, desde universidades, a profissionais de saúde e estética. 

Somado a tudo isso há ainda a oferta de Plano de Saúde, que passou por melhorias efetivas nesta gestão, quitando dividas deixadas pela gestão anterior, sendo reorganizado, e desde 2019 é operado pela empresa Union Life – Administradora de Planos de Saúde, o que gerou a disposição de três serviços de planos de saúde para o associado, com o custo de apenas um plano – A Unimed Norte/Nordeste, a Mais Saúde e o Plano Odontológico Amil Dental. 

História 

A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Assemp)  - entidade de direito privado, sem fins lucrativos - foi fundada em 15 de janeiro de 1992, tendo tendo Com status de entidade autônoma, independente da Administração Pública, de partidos políticos, organizações sociais, religiosas e sindicatos. O primeiro presidente, Francisco Chagas, conta que a iniciativa partiu de um grupo de funcionários do Município que se reuniu para criar uma entidade que os representasse, tendo como um dos lideres ele, o senhor Francisco Chagas, mais conhecido como Sr. Pastorzinho.

O empenho inicial para a criação da Associação foi para atender um problema específico. Os servidores da Prefeitura, que naquele momento, faziam suas refeições nos quiosques ao redor da sede da Prefeitura e também da Câmara de Vereadores, de forma onerosa para eles e pouco confortável.  “A ideia de criar a associação surgiu para instalar um restaurante dos funcionários, por um preço mais acessível”, conta o primeiro presidente da Assemp. Outro foco da ocasião era promover o esporte, a ação social. “Não tínhamos o conhecimento de onde buscar recursos, então, fizemos uma administração um pouco acanhada, tenho humildade em assumir”, lembra, Pastorzinho.

Presidentes

A Associação teve como primeiro presidente Francisco das Chagas Matos de Souza, o Pastorzinho, em 1992. No ano seguinte, 1993, a entidade passou a ser presidida por Alvenir Lima e Silva, o Vena. 

A gestão de Vena durou até 1995, quando Francisco Welker Pinto Nunes passou a presidir a Assemp. Seu mandato seguiu até 1996. 

Após um período desativada institucionalmente, no qual não foi teve diretoria à frente, Pedro Gomes de Souza, assumiu a direção da Assemp, reativando-a em 2000 e mantendo-se na presidência até 2004. Iran Torres Barbosa veio após, sendo presidente de 2005 a 2006. 

Pedro Gomes de Souza porém reassumiu a Assemp pelos próximos dois mandatos, de 2007 a 2008, e de 2009 a 2012. 

Após esse período, de 2013 a 2017, o presidente foi Jordean Gama de Souza - o J. Gama, que, passou o cargo para o atual presidente Cleison de Almeida Nunes.