Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Foi sancionado pelo Executivo Municipal Projeto de Lei de autoria do vereador Lúcio Campelo (PL) que institui em Palmas a Semana Municipal da Mobilidade Alternativa Sustentável. A Semana deverá ser celebrada anualmente entre os dias 20 e 27 de setembro. 

O projeto foi sancionado pela prefeita Cinthia Ribeiro dia 3 de janeiro, podendo ser conferido, na íntegra, no Diário Oficial de Palmas de n° 2.402, na página 4.

Os objetivos principais da semana, segundo o vereador, são: difundir o uso de meios de transportes sustentáveis como bicicletas, patinetes, skates e patins, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de locomoção diária; promover a conscientização da importância do transporte alternativo sustentável e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida, e desenvolver o respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres, além de promover a conscientização do uso de equipamentos de segurança.

Em 22 de setembro comemora-se o Dia Mundial Sem Carro, que tem como fundamento a conscientização das pessoas para que experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade. Dia 19 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Ciclista (dia 19), data que visa promover a educação e paz no trânsito, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte por todo o País. “É importante que o poder público fique atento a esses modelos de transporte até para que desenvolva ações no sentido de proteção de todos”, defende Lúcio.