Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), deputado Antonio Andrade, participou da edição do meio dia, do Jornal TVN, da TV Nacional de Porto Nacional nesta última sexta-feira, 24.

Durante a entrevista foram abordados diversos temas, entre eles a construção da nova ponte de Porto Nacional, que ainda aguarda alguns trâmites burocráticos para ser iniciada. Segundo Andrade, apesar do Estado ter feito à lição de casa e reduzido gastos com pessoal, conforme os parâmetros exigidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), só no início de fevereiro estará enquadrado, pois o Governo Federal considera os 12 últimos meses para efeitos do efetivo enquadramento na Lei.

Ele destacou a destinação de emendas para implantação de um sistema de videomonitoramento em Porto Nacional, atendendo um pedido da PM e da comunidade, um investimento na ordem de R$ 500 mil. “O sistema vai trazer mais segurança a população, ajudar a PM no combate à criminalidade e abranger toda região central da cidade”, explicou o presidente que destinou R$ 100 mil para o projeto.

Antonio Andrade reafirmou suas bandeiras, como o apoio a construção do Hospital de Amor, em Palmas, que deve começar os atendimentos neste primeiro semestre.  A primeira-dama da AL-TO, Virgínia Andrade também esteve presente e falou sobre as ações voluntárias desenvolvidas em prol da causa em 2019 e sobre o trabalho a ser desenvolvido em 2020.

“As ações continuam neste ano, esta é uma causa que deve ser abraçada por todos nós, pois só no ano passado foram mais de mil pessoas do Estado fazer tratamento em Barretos e com a vinda do Hospital além de termos acesso ao tratamento de forma mais rápida, vamos ter acesso também as ações preventivas, o que é muito importante”, destacou Virgínia.

Oferta de serviços ao cidadão

O presidente da AL-TO garantiu que  a oferta de serviços à população por meio da Escola do Legislativo vai continuar. “Se é a Casa do povo, além de legislar temos que oferecer serviços para o povo, vamos continuar com a oferta de cursos preparatórios para vestibular, Enen e concursos, para servidores e para o cidadão, sempre buscando ampliar esta oferta”, garantiu o presidente.

Duplicação a TO-050

Outro projeto defendido pelo presidente da AL é a duplicação da TO-050, no trecho que liga Palmas a Porto Nacional.  “Nos horários de pico (início da manhã e final da tarde) a TO-050 tem um grande fluxo de veículos, por isso venho defendendo sua duplicação, o que vai garantir mais segurança para a população que trafega pela rodovia, quero conversar com governador para acharmos alternativas para viabilizar esta obra”.

Rádio do Legislativo

Uma novidade para 2020 é a Rádio do Legislativo, a Assembleia recebeu a autorização do Ministério das Comunicações, para implantação de uma rádio. “Queremos que as ações e o trabalho desenvolvido pelos deputados sejam acompanhados pelo cidadão e a rádio é mais um canal de comunicação para fazermos isso e também mantermos a população informada”, pontuou o deputado, a rádio que está em fase de implantação.

Antonio Andrade finalizou ressaltando a importância da participação popular no processo político, não somente com o voto, mas no dia a dia, apresentando sugestões e até mesmo cobrando seus deputados. “Fomos eleitos para trabalharmos pelo cidadão e assim estamos fazendo, finalizamos o ano passado com número recordes de sessões e proposituras apresentadas, só de requerimentos foram mais de 2 mil, mas podemos fazer mais com a contribuição do eleitor”.

Os parlamentares voltam as suas atividades no início de fevereiro, a primeira sessão do ano está prevista para o próximo dia quatro.