Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 O objetivo das visitas é garantir a lisura do processo de seleção dos beneficiados

O objetivo das visitas é garantir a lisura do processo de seleção dos beneficiados Foto: Jarlene Souza

Foto: Jarlene Souza  O objetivo das visitas é garantir a lisura do processo de seleção dos beneficiados O objetivo das visitas é garantir a lisura do processo de seleção dos beneficiados

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), está realizando um trabalho de acompanhamento social com as famílias propensas a serem contempladas com unidades habitacionais. Com o intuito de manter a transparência e lisura dos programas, técnicos do departamento social realizam visitas domiciliares para identificar a situação socioeconômica e conferir os dados cadastrais dos beneficiários.

De acordo com a assistente social, Joelma Carvalho, este trabalho é pré-requisito para a seleção da família a ser contemplada. “Seguimos os critérios do Programa, no qual a prioridade é de acordo com a condição de vulnerabilidade social da família, como, por exemplo, ter uma renda até R$ 1,6 mil, residir no município por três anos, ter uma família numerosa e chefiada por mulher, ter membro idoso, pessoa com deficiência física entre outros”, explicou a servidora.

A dona de casa, Gardenia Leite de Almeida, de 29 anos, está desempregada e mora sozinha com seis filhos em uma quitinete de dois cômodos. Ela recebeu a visita das assistentes sociais e está na expectativa de receber sua casa doada pelo Governo. “Vai ser uma grande benção de Deus se eu ganhar esta casa, eu preciso ter onde morar. É muito difícil morar praticamente em um quarto com seis filhos e às vezes ter que tirar da boca deles para pagar o aluguel”, disse Gardênia Leite de Almeida, esperançosa.

Segundo a gestora da Seinf, Juliana Passarin, a família de Gardênia Leite de Almeida se enquadra como prioridade e pode ser contemplada em uma das etapas das unidades habitacionais do Jardim Taquari, na região sul de Palmas. “Fizemos a entrevista com a requerente, coletamos os dados, conferimos as informações relatadas em cadastro e a orientamos quanto aos documentos necessários para a seleção do programa habitacional”.

Programa Habitacional

Juliana Passarin ressalta que a previsão do programa habitacional é de que 183 moradias de interesse social sejam entregues em etapas ainda este ano. “As famílias beneficiadas receberão as casas sem custo algum. O Governo entende a importância de promover o acesso à moradia, especialmente, para atender à demanda de pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social”, pontua.

A obra faz parte dos Projetos Prioritários de Investimentos - Intervenção em Favela (PPI- Favela). A empresa responsável pela obra é a Só Terra Construções e Projetos Ltda.