Iury Italo Mendanha, acusado pelo assassinato de Patrícia Aline dos Santos em agosto do ano passado, deverá ir a júri popular este ano. O juiz Marcelo Eliseu Rostirolla determinou com urgência a inclusão do julgamento do réu, que está preso, na pauta da próxima temporada do júri em Palmas.
A data certa, no entanto, não foi determinada. As temporadas do Tribunal do Júri Popular da Comarca de Palmas acontecem de abril a junho, a primeira, e entre setembro e dezembro, a segunda.
O crime
Iury Italu Mendanha e o amigo dele, Silas Barreiro Borges dos Santos, foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) pela morte de Patrícia Aline dos Santos. O crime foi cometido no dia 8 de agosto de 2018.
Com a ajuda de Silas, Iury foi até a casa de Patrícia e a levaram até um matagal na Quadra 107 Norte. No local, Iury disparou três vezes contra Patrícia, atingindo a cabeça e o abdômen da vítima. Ela caiu e agarrou-se à vegetação do solo do local, agonizando, momento em que foi executada com disparos efetuados pelas costas.
Silas, comparsa de Iury, não irá a júri popular. Ele será julgado por um juiz do juizado especial por favorecimento pessoal em razão da amizade com Iury, mas não por homicídio.