Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem deseja curtir a Carnaval de Taquaruçu se hospedando no distrito de Palmas/TO deve programar o passeio rápido. A festa acontece entre os dias 21 e 25 de fevereiro, e muita gente já fez reservas e garantiu a tranquilidade de curtir a folia sem se preocupar com a viagem diária de volta.

Na Pousada Casa das Flores praticamente todos os apartamentos já estão reservados. “Temos poucas vagas, quem quiser se hospedar conosco realmente deve nos procurar logo. Este ano o carnaval de Taquaruçu está movimentando toda a região. A proposta de resgate dos blocos tradicionais está dando muito certo e isso reflete nos nossos negócios. Contratei mais pessoas para nos dar auxilio nesta época e também mudamos o horário de funcionamento do nosso Bistrô. Durante os dias de folia, abriremos para o almoço até a tardezinha. A noite, queremos estar todos concentrados na Praça Maracaípe”, explicou a proprietária da pousada, Kênia Borges.

Para Jú Sales, sócia proprietária da Pousada Alecrim, localizada próxima ao ponto de concentração dos blocos, na Praça Maracaípe, esse ano promete ser o melhor para o comércio local. ”A expectativa é a melhor possível, já estamos com 80% da nossa capacidade reservada. O carnaval de Taquaruçu, este ano, ganhou organização qualificada, excelentes atrações e acabou despertando o interesse das pessoas e fomentando o comercio turístico da região”, afirmou. A pousada conta com apartamentos e área de camping.

Otimista também está a equipe da Pousada Recanto Oriental. “Este ano, Taquaruçu vem com uma programação mais estruturada e com potencial forte de atrações, que fez a procura pelo distrito aumentar. Ficamos muito felizes com isso, pois valoriza ainda mais nossos empreendimentos, proporcionando o crescimento e geração de emprego e renda”, afirmou a proprietária, Juliane Matubara. A pousada Recanto Oriental é um hotel fazenda que além do serviço de hospedagem, possui espaço para eventos pessoais e coorporativos.

O setor gastronômico é outro ansioso para o início da festa. O restaurante Vila dos Sabores já está se preparando para a folia, inclusive com a contratação de funcionários temporários. Segundo uma das proprietárias do local, Bia Costa, a expectativa é de mais que dobrar o volume de atendimentos. “O Carnaval de Taquaruçu desse ano está mais organizado com a ação do Coletivo de Eventos e nossa expectativa é muito grande. Estamos preparados para receber desde os clientes que vem petiscar antes a festa, aos grupos que passam para jantar com amigos ou familiares, e também os foliões que precisam repor as energias no final da festa tomando um caldinho”, contou.

Ecoturismo

Taquaruçu é uma espécie de refúgio, para onde vão as pessoas em busca de recarregar as energias. O lugar também é perfeito para quem quer adrenalina. São 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes, num local onde o turista pode praticar atividades como rapel, tirolesa, trilhas - tanto a pé quanto de bicicleta - e se refrescar nas águas.

Entre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Roncadeira - com 70 metros de altura; a Cachoeira Escorrega Macaco, a Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana, Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o Balneário Natureza.

É justamente esse público, que busca tranquilidade e contato com a natureza, o da Pousada Aldeia da Serra, que está completamente lotada. “As pessoas reservaram com bastante antecedência e não temos mais vagas. Por ser um pouco afastada do distrito, temos muitos turistas que buscam fugir da muvuca do carnaval para curtir outro lado marcante de Taquaruçu, que é o ecoturismo” explica Nilmara, gerente da pousada. “A maior parte do nosso público são pessoas de outros estados, que aproveitam para se aproximar da natureza”, complementou.

Sobre a folia

No Carnaval de Taquaruçu haverá shows musicais diários, cortejos carnavalescos, competições de fantasias e de blocos mais animados. A praça central vai abrigar os grandes shows e uma minifeira gastronômica. “Vamos ter uma grande variedade de comidinhas e bebidas na feira, para quem quer fazer uma refeição rápida, repor as energias, e voltar pra folia”, explicou uma das organizadoras, Rose Silva.    

Quem organiza a festa é o Coletivo de Eventos de Taquaruçu, com o apoio do vereador Major Negreiros e da Prefeitura de Palmas. A ideia é criar a Rota da Folia na Serra, reconhecendo as manifestações tradicionais como as marchinhas carnavalescas, forró pé de serra, blocos de foliões, fantasias, artesanato e história local.