Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A novidade do Carnaval de Taquaruçu deste ano é o Kit Folião, com camiseta trazendo a identidade visual da festa, confeccionada em malha de alta qualidade e tecnologia dry fit, com microfuros e secagem rápida. Em Palmas, no Plano Diretor, o interessado pode comprar na loja Both Moda e Café, na quadra 104 sul, a partir desta segunda-feira, 17. “No distrito temos cinco pontos de vendas, mas por conta da procura, achamos interessante facilitar a compra para quem mora no centro. O kit está fazendo muito sucesso entre os turistas e os visitantes. Estamos felizes com os resultados das vendas”, explicou uma das organizadoras do evento, Rose Silva.

O kit custa R$ 35,00, preço de custo do produto, e além da camiseta também tem uma caneca acrílica com cordão de pescoço e alça chaveiro. A proposta é unir foliões com uma mesma identidade visual e diminuir o uso de copos descartáveis e a produção de lixo, tornando o Carnaval de Taquaruçu uma festa sedimentada na filosofia de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente.

Toda a sua concepção reforça a identidade local. Além da logomarca da festa, a camiseta reproduz folhagens típicas das paisagens naturais das cachoeiras, como a da Monstera deliciosa (costela de adão) e Philodendron (imbé). Esses kits serão produzidos pela iniciativa privada e seu objetivo é otimizar custos e envolver o comércio local.

Em Taquaruçu, os pontos de vendas estão na Pousada Casa das Flores, Pousada Aldeia da Serra, Artesanato Tudo Daqui, Bar do Guaxinim e Pote Ouro.

Programação

O Carnaval de Taquaruçu deste ano começa dia 21 (sexta) até o dia 25 (terça) com shows musicais diários, cortejos carnavalescos, competições de fantasias e de blocos mais animados. A praça central vai abrigar os grandes shows e uma minifeira gastronômica vai abastecer os foliões com comidinhas e bebidas.

Quem organiza a festa é o Coletivo de Eventos de Taquaruçu, com o apoio do vereador Major Negreiros e da Prefeitura de Palmas. A ideia é criar a Rota da Folia na Serra, reconhecendo as manifestações tradicionais como as marchinhas carnavalescas, forró pé de serra, blocos de foliões, fantasias, artesanato e história local.