Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Marley Camilo

Foto: Marley Camilo

A Agência de Defesa Agropecuaria (Adapec|) emitiu na última segunda-feira, 17, um alerta fitossanitário sobre o risco de entrada da praga Amaranthus hybridus, no estado do Tocantins e os métodos que precisam ser adotados para manter o Estado livre da praga. Dentre as instruções estão a limpeza rigorosa de máquinas e implementos, bem como o uso de sementes com procedência, já que uma das principais formas de dispersão da praga é por meio do trânsito de máquinas agrícolas provenientes de estados que tem a presença dela.

“O período de colheita no Tocantins está iniciando e muitos produtores rurais locam ou trazem máquinas agrícolas de propriedades de outros estados onde há a presença dessa praga, e diante do risco da entrada da nova praga no Estado, a Adapec, está emitindo este alerta e dando ciência ao setor agrícola, reforçando a necessidade da prevenção da entrada do Amaranthus hybridus, por meio do trânsito de máquinas agrícolas provenientes de estados onde há a presença da praga”, disse Dinorah Tavares Andrade.

No Brasil houveram ocorrências confirmadas no Norte (Rondônia), Nordeste (Rio Grande do Norte), Centro – Oeste (Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso), Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e no Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), tornando o Amaranthus hybridus uma preocupação Nacional.

A Adapec vem realizando levantamentos de detecção do Amaranthus palmeri em todo o Estado e alerta os produtores sobre a importância da prevenção de entrada do Amaranthus hybridus. “A prevenção é a melhor forma de controle dessa praga, por isso, o produtor deve realizar a limpeza rigorosa de máquinas e implementos, principalmente aqueles provenientes de áreas contaminadas, antes de iniciar a utilização do maquinário, é importante inspecionar principalmente se há restos vegetais na máquina”, orientou Dinorah, acrescentando que fazer uso de sementes de boa procedência é outra forma de prevenir a introdução de pragas.

A Agência fiscaliza o trânsito intermunicipal e interestadual de máquinas, utensílios ou implementos agrícolas, que possam propagar, disseminar, conduzir ou portar, pragas.

Amaranthus hybridus

É uma praga popularmente conhecido como Caruru-Roxo, Caruru-Branco e Crista de Galo. É uma planta anual, ereta, com pigmentação verde, avermelhada ou púrpura. Com um caule que pode ser muito ramificado até quase livre de galhos, altura varia de 20 cm até 2 m de altura. O caule é cilíndrico, liso e sem pelos. As sementes possuem formato circular, podendo medir de 0,7 mm a 1,0 mm de diâmetro, não apresentam pelos na superfície e sua coloração varia entre castanho e vermelho.

Considerada uma praga com alto potencial de infestação e cosmopolita, ou seja, ela ataca diferentes tipos de lavoura, infestando principalmente culturas anuais, causando grandes prejuízos, podendo provocar perdas de até 91% no plantio do milho, até 79% no plantio da soja e 77% no plantio do algodão. Segundo a Associação Brasileira de Ação a Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas (HRAC – BR), houve uma resistência da espécie Amaranthus hybridus aos herbicidas clorimurom-etílico e glifosato, pertencentes aos Inibidores da ALS (Grupo B) e Inibidores da EPSPs (Grupo G). 

As características dos herbicidas Inibidores de ALS é que são altamente efetivos em doses muito baixas, a maioria dos herbicidas são seletivos, tem baixo potencial toxicológico, serve para folhas largas e folhas estreitas e há persistência no solo. As características dos herbicidas Inibidores de EPSPs é que possui um amplo espectro de ação, são herbicidas sistêmicos, atua apenas em pós-emergência e é não residual.