No Projeto de Assentamento Santa Cruz, na Chácara 2006, localizada na zona rural do município de Almas/TO, a lavoura de milho verde é motivo de orgulho para os agricultores Euclides Gomes da Silva e Eduardo Lira. Cultivada em um hectare da propriedade, a primeira safra de milho está bem vistosa e com estimativa de produção em torno de 48 mil espigas. O resultado desse trabalho é fruto da assistência técnica e extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do convênio Oportunidade.
Segundo o agricultor Euclides Gomes, o plantio no local é escalonado, e uma parte da lavoura já está em ponto de colheita. “Dividimos, eu e meu genro [Eduardo Lira], o plantio por etapas, utilizando duas variedades de milho, a 1051, que estamos colhendo agora, e a 3060 que colheremos mais na frente. São variedades diferenciadas do milho comum, que muita gente planta, pois são bem granadas e de sabor adocicado. O plantio está uma beleza e queremos continuar assim, produzindo direto”, disse.
Para escoar a produção que sai da propriedade os agricultores estão colocando o milho nos mercados de Almas e Dianópolis. E para agregar valor ao produto estão lançando o carrinho do milho verde. “A ideia é oferecer as delicias do milho na cidade, a exemplo da pamonha, o cural, como também milho cozido e assado”, disse o agricultor Eduardo Lira.
Contando com todo apoio do escritório local do Ruraltins de Almas, os produtores são assistidos pelo técnico agrícola, João de Albuquerque Filho, que acompanha de perto o desenvolvimento da propriedade com recomendações que vão desde o preparo do solo até a colocação do produto no mercado.
“Já estamos há três anos acompanhando a propriedade pelo convênio Oportunidade, em suas diversas atividades. O milho verde foi uma das alternativas aceitas pelos agricultores, que nesta safra, 2019/2020, foi implantada, e com muito sucesso. Agora, o próximo passo é colocar em prática o sistema de irrigação, para ter milho durante o ano todo, uma vez que é a vontade deles”, avaliou o técnico.
Convênio Oportunidade
O convênio Oportunidade tem o objetivo de prestar assistência técnica a 800 produtores rurais do Tocantins enquadrados nas Classes D e E, possui foco na gestão das propriedades e desenvolvimento tecnológico por meio de visitas técnicas, capacitações aos produtores rurais e técnicos, como também o monitoramento das ações desenvolvidas.
A assistência técnica levada aos agricultores familiares por meio do convênio Oportunidade é fruto de parceria firmada entre o Governo do Estado, via Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).