O delegado Hudson Guimarães que havia filiado-se à Rede Sustentabilidade no último dia 7 de fevereiro, informou nesta segunda-feira, 2 de março, que pediu desfiliação da sigla. Hudson havia inclusive informado que seria o responsável por reestruturar o partido no Tocantins, já que estava com sua direção destituída no Estado.
Por meio de nota, Hudson afirma que, no 6 de fevereiro, esteve na sede nacional da Rede e foi muito bem recebido pela direção do partido nas pessoas do Pedro Ivo, Wesley e Marina Silva, “oportunidade que firmamos o compromisso de reorganizar a Rede no Tocantins e lançar minha pré-candidatura a prefeito de Palmas o que me deixou muito honrado e agradecido pela oportunidade”, inicia Hudson em sua nota.
Segundo ele, no dia 13 de fevereiro, teve o conhecimento de um termo de assunção de dívida assinado pela Nacional da Rede em 7 de dezembro de 2018 no valor de R$ 751.898,32 (Setecentos e cinquenta e um mil oitocentos e noventa e oito reais e trinta e dois centavos). Hudson afirma que, desde então, procurou reestruturar a Rede no Estado: “fizemos vários contatos com diversas pessoas convidando-as para filiação e participação no processo político deste ano e encontramos muitas dificuldades na agitação dos convites devido a referida pendencia financeira”, disse.
Ainda segundo Hudson, o fato foi exposto às pessoas do seu grupo, os quais teriam ficado descontentes com os riscos que isso poderia causar durante o processo eleitoral, “inclusive de inviabilização das candidaturas do nosso grupo, além do exímio tempo restante para o prazo das filiações e montagem da nominata de vereadores”, argumenta, para concluir que, diante dos fatos expostos, solicitou sua desfiliação da Rede Sustentabilidade; “para que eu possa procurar uma outra legenda para participar das eleições de 2020”, concluiu.