Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ulisses Holanda

Foto: Ulisses Holanda

A Assembleia Legislativa (AL-TO) realizou sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na manhã desta terça-feira, dia 3. Na ocasião, foi entregue o diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, referência a Dona Miúda (1928-2010), personalidade do Jalapão considerada precursora no artesanato à base do capim dourado e engajada na questão quilombola.

A deputada estadual, Valderez Castelo Branco (PP), presidiu a solenidade e indicou a Professora Adonilda Nunes Alencar, servidora da educação em Araguaína e especialista na área da psicopedagogia institucional.

Para a parlamentar, homenagear mulheres é uma forma de exaltar suas qualidades. “Reconhecemos a força, coragem e competência das mulheres tocantinenses na conquista de igualdade, autonomia e fortalecimento do protagonismo da mulher na sociedade. Nesta Casa de Leis, apresentei projetos que colaboraram na construção de políticas públicas voltadas para o benefício das mulheres, no combate a violência doméstica e ao feminicídio, no cuidado com a mãe e recém-nascido, entre tantos outros”, declarou.

Além da Professora Adonilda, foram homenageadas quatro personalidades femininas que também contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do Tocantins: Professora e ex-deputada federal, Josi Nunes; Médica-Cirurgiã Geral e Pediátrica, Lúcia Caetano Pereira; Assistente Social, Lindaura Ribeiro Monteiro e líder política, Rosimar Mendes Silva.

A Sessão Solene ocorre como parte da Programação da Semana da Mulher na Assembleia Legislativa, de 02 a 05 de março. A ideia é oferecer palestras e cursos voltados para empoderamento feminino.