Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Chuvas intensas acompanhadas de raios e ventos fortes. Esse cenário é recorrente durante o período chuvoso no Estado do Tocantins, que começou no final de setembro do ano passado e deve seguir até o mês de abril de 2020. E, nesta época do ano, os cuidados com a segurança devem ser ainda maiores.

Nos dois primeiros meses do ano, 677.245 raios já caíram no Tocantins, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em 2019, foram registradas 2.182.732 descargas atmosféricas no Estado. O número é 243,72% maior se comparado a 2018.

Para minimizar os impactos causados pelos fenômenos naturais, a Energisa realiza melhorias constantes na rede elétrica do estado e nos sistemas de automação. Os resultados garantem cada vez mais qualidade no fornecimento de energia para os 600 mil clientes do Tocantins.

"Aumentamos os nossos esforços para garantir o menor impacto para os nossos clientes, mas sabemos que o número de raios, árvores caídas, galhos arremessados na rede, enxurradas, enfim, aumentam muito neste período e afetam diretamente o fornecimento de energia. Por isso sempre trabalhamos para melhorar ainda mais os nossos sistemas de proteção", afirma Guilherme Damiance, gerente do Departamento de Operação.

Orientações de segurança

De acordo com o Inpe, os raios são responsáveis por 40% dos desligamentos na rede de distribuição de energia e queima de transformadores em todo o Brasil. Por isso, nesta época, oscilações da rede elétrica, causadas pelo mau tempo, são comuns.

Veja as orientações de segurança para evitar acidentes e prejuízos materiais:

Ao perceber chuvas fortes acompanhadas de raios, retire os eletrodomésticos da tomada e evite contato com objetos metálicos que estejam ligados à eletricidade, como fogões e geladeiras.

Não é recomendado o uso de chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, entre outros).

Evite utilizar telefone com linha ou celular que esteja conectado à tomada durante tempestades com raios. Também evite ficar próximo a tomadas, janelas e portas metálicas.

Fique longe de estruturas altas, como torres de telefone ou de energia elétrica, ou de campos abertos. Não se abrigue embaixo de árvores.

Mantenha distância de cabos partidos ou, em caso de acidente de trânsito envolvendo postes e a rede elétrica, não saia do carro. Se houver necessidade de sair, por princípio de incêndio ou outros fatores, caminhe com os pés juntos e não toque em partes metálicas do veículo.

Atendimento

Qualquer que seja o problema relacionado ao fornecimento de energia, a Energisa pode ajudar. Entre em contato por meio dos canais de atendimento:  aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br, pelo WhatsApp, no número 63 9222-6664, ou pelo telefone 0800 721 3330.