Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Auditores da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal), Santiago de Almeida reuniu-se nesta última terça-feira, 3, com o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando, para tratar das escalas dos postos fiscais do estado do Tocantins. A reunião aconteceu a convite do próprio secretário. Também participaram o superintendente de administração tributária, Marco Antônio da Silva Menezes, bem como sua equipe técnica.

Na reunião o secretário assinou, na presença do presidente, a portaria que altera os plantões dos servidores que atuam nos postos fiscais, passando para duas viagens a partir do mês de abril. Sandro Henrique Armando foi solicito à demanda do Sindifiscal apresentada no ofício nº 03/2020 de 9 de Janeiro de 2020, e demonstrou boa vontade quanto à reivindicação da categoria.

Em contrapartida, o secretário pediu maior empenho dos servidores que atuam nos postos fiscais na busca de mais receitas e recursos para o Estado, destacando que o aumento da arrecadação viabilizaria também outras demandas da própria categoria, como retroativos, progressões e direitos que ainda não foram implementados.

Santiago de Almeida garantiu que a categoria prontamente dará uma resposta à solicitação do secretário, demonstrando novamente sua capacidade de trabalho não apenas nos postos fiscais, mas também nos trabalhos internos, como auditoria, monitoramento, entre outros. Mas para tanto, é necessário que os auditores fiscais tenham estrutura adequada de trabalho, uma vez que os postos fiscais do estado encontram-se com estrutura bastante precária e falta de policiamento, dificultando que os fiscais consigam o desempenho que a secretaria espera. O secretário se mostrou sabedor dos problemas e ponderou que esses problemas serão paulatinamente resolvidos.

Sandro Henrique Armando também destacou a importância do fisco ao desempenhar uma função fundamental na estrutura do Estado, garantindo recursos para investimentos nas áreas da educação, saúde, segurança e demais serviços à população. Na reunião também discutiu-se a necessidade de planejamento com todos os integrantes da Sefaz, para melhorar a arrecadação do estado e, por consequência, a qualidade de vida da população.

Ao fim da reunião o presidente do Sindifiscal agradeceu ao secretário pelo convite, bem como pela confiança e boa vontade em atender à solicitação da categoria. “Estamos do lado do governo, sempre em busca da melhoria nas condições de vida do povo tocantinense, bem como do reconhecimento do fisco pelo Estado”, afirmou Santiago de Almeida.