Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal), Santiago Almeida, acompanhado do diretor jurídico, Antônio Fernandes, estiveram presentes durante a visita do secretário estadual da Fazenda, Sandro Henrique Armando, à delegacia regional de fiscalização de Gurupi/TO na manhã desta última quinta-feira, 14. O encontro serviu para verificar as instalações da delegacia e também dialogar sobre assuntos importantes para os funcionários do fisco.

Participaram da reunião o secretário executivo de Gestão Tributária; Marco Antônio, Luís Carlos, superintendente de Gestão Tributária, o diretor da Receita, Paulo Bispo e o assessor técnico fazendário e presidente do Sindare, Jorge Couto. Marcos Maciel, delegado fiscal de Gurupi e Carlos Freire, da Agência Avançada de Alvorada, também estavam presentes.

Durante a reunião, ficou nítida a satisfação de todos quanto ao trabalho feito pelo fisco. “Trabalho de muita qualidade técnica. Ficamos felizes com tudo o que está sendo realizado e muita satisfação com o que está acontecendo por aqui”, disse Marcos Maciel, que iniciou o diálogo.

Santiago Almeida prosseguiu a conversa, agradecendo a atenção dada pelo secretário estadual para o fisco. “O que está acontecendo na Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda), traz muita alegria. Existe muito respeito. Fico muito feliz com isso. Hoje consegui sentar e tratar a respeito de assuntos da categoria, juntamente com Jorge Couto, para mim é um prazer”, comentou Santiago.

Ainda em sua fala, Santiago Almeida ressaltou sobre os direitos conquistados por meio da arrecadação que vem batendo recordes. “O fisco está batendo recordes em cima de recordes. Tenho o compromisso do governo de conceder alguns direitos nossos que estão atrasados, não só nosso, mas de todos. O servidor público vai poder receber os seus direitos implementados porque hoje  tem recurso”, disse.

Sandro Henrique Armando por sua vez agradeceu a acolhida durante a visita no posto fiscal Talismã, realizada no dia anterior. Ele também, direcionando a mensagem a Carlos Freire, disse que a Sefaz está aberta para diálogo com a categoria. “Continue se dedicando e fortalecendo a sua equipe. A gestão da fazenda está de braços abertos para vocês. Tudo o que for de melhoria, no ambiente de trabalho, vocês podem contar com a gente”, afirmou, o secretário.

Trabalho Conjunto 

O secretário falou sobre o trabalho em conjunto e sobre os pleitos em comum entre os sindicatos. “Os representantes sindicais hoje, Sindifiscal e Sindare, têm muito em comum. De um tempo para cá, vocês veem tendo resultados positivos. Conquistas que não tinham na categoria. Também não havia condições no início da gestão. Hoje a gente tem dinheiro e condições fiscais e financeiras de poder estar cumprindo alguns compromissos que o Estado tem com os senhores”, disse Sandro Henrique.

Sobre alguns direitos já conquistados, Sandro Henrique falou sobre pagamento, correção automática do Redaf e já forneceu possível prazo para resposta sobre progressões. “Alteramos a legislação, hoje o Redaf atualiza automaticamente. Estamos fazendo o reconhecimento de alguns auditores que não tiveram as progressões atingidas. Vamos levar algumas informações para o governador. Provavelmente em breve, nesse mês ainda, a gente reconheça as progressões para quem tem direito”, afirmou o secretário.

Após a fala dos representantes presentes, foi concedido às palavras aos membros do fisco que falaram sobre como funciona o posto fiscal e houve sugestão para possíveis melhorias, como o aumento do fluxo do trabalho devido à grande arrecadação.

Em resposta, o secretário da Sefaz respondeu que o aumento na demanda não é exclusivo da delegacia de Gurupi, mas do Estado todo. Porém, o governo vai designar novos técnicos para ajudar. Ele ainda expressou gratidão na fala de todos.

Quem também comentou sobre clima harmonioso entre sindicatos e Sefaz foi Antônio Fernandes. “Todos pertencemos ao grupo, temos os mesmos objetivos e o ambiente da Sefaz é maravilhoso. Sempre nos recebem bem, quando chegamos com demandas e se naquele momento não é possível o secretário deixa a porta aberta para voltarmos quando for necessário”, concluiu.