Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O auditório Sebastião Borba, da Assembleia Legislativa do Tocantins ficou tomado por representantes partidários, pré-candidatos a prefeitos e vereadores em Palmas e no interior e lideranças políticas de todo o Estado, na noite desta quinta-feira, 5 de março, por ocasião do lançamento do Movimento 65 no Estado. Na pauta de debates, a construção de uma plataforma política para concorrer, com condições de competitividade, às eleições municipais em todo o Estado.

Na ocasião, o deputado Ivory de Lira, presidente do PCdoB-TO, ratificou sua decisão de trabalhar em defesa da democracia, das minorias, do meio ambiente. “Tudo inicia-se com as eleições municipais. Eu estava aguardando este momento para dar início a uma grande trabalho neste Estado, atraindo lideranças que compartilhem de nossos ideais e estejam dispostos a enfrentar nossas lutas”, comprometeu-se.

O evento foi prestigiado pelo deputado federal e presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry e pelo membro do comitê central do partido José Campanella, pelos pré-candidato a prefeito por Palmas, professora Germana Pires Coriolano; ex-prefeito Raul Filho e vereador Milton Neris, pelo deputado federal do PT-TO, Célio Moura, pelo presidente regional do PT-TO, deputado José Roberto Forzani e pelo presidente metropolitano do PV-TO, Deocleciano Gomes.

Em seu pronunciamento Ivory de Lira lembrou que o Brasil passa por um momento de grande instabilidade, em que a democracia e os direitos coletivos e individuais estão ameaçados. “Temos usado a tribuna da Assembleia para nos posicionarmos, lutarmos em defesa de nossos direitos, conquistados a duras penas”, defendeu.

O presidente do PT-TO reforçou o pronunciamento do deputado Ivory de Lira, lembrando que também usa a tribuna insistentemente para se posicionar contra os ataques sofridos pela democracia e pelo direitos que estão sendo suprimidos dos trabalhadores. “Desde o golpe sofrido pela presidente Dilma estamos perdendo nossos direitos e não podemos deixar isso continuar”, discursou.

Já Campanella lembrou que o PCdoB é o partido das lutas históricas do País, que em 2020 faz 98 anos. “Temos uma democracia ameaçada, que foi conquistada a duras penas, com a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os direitos dos homens e mulheres trabalhadores estão sendo retirados, enquanto o lucro dos bancos privados crescem. Em 2019, essas instituições contabilizaram R$ 10 bilhões só de lucros, enquanto para os serviços públicos falta tudo”, contestou Campanella.

Em seu pronunciamento, a professora Germana defendeu que mudar o rumo das políticas equivale a mudar a realidade difícil vivida atualmente nos municípios brasileiros, e em especial no Tocantins. “Vamos juntos construir cidades desenvolvidas, democráticas e sustentáveis”, convidou.

O ex-prefeito Raul Filho afirmou que é preciso unir forças para atravessar o momento difícil que o País enfrenta e elogiou o Movimento 65 e a condução dos trabalhos pelo presidente Ivory de Lira. “As pré-candidaturas postas aqui representam a capacidade de dialogar desse partido”, disse Raul Filho.

O deputado federal Márcio Jerry trouxe uma mensagem do governador do Maranhão Flávio Dino, que atualmente desponta como um dos presidenciáveis do Brasil, para 2022. Jerry fez ainda questão de reunir os três pré-candidatos a prefeito de Palmas – Germana Pires, Raul Filho e Milton Neris – e afirmou que entre eles está o próximo chefe do executivo de Palmas, que será eleito em outubro deste ano.