Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Geraldo Magela

Foto: Geraldo Magela

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta última terça-feira (10) um convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que ele compareça ao Senado para dar explicações sobre as medidas práticas que o governo brasileiro está adotando para enfrentar os impactos da crise internacional do petróleo e do coronavírus. 

O requerimento partiu do senador Reguffe (Podemos-DF), que inicialmente havia proposto a convocação do representante do Executivo. Depois de ouvir senadores governistas, ele concordou em transformar a convocação em convite. 

"Não tenho nenhum problema de mudar para convite, só que a convocação deveria ser algo natural, normal, não deveria ser problema para ninguém. Não se trata de uma denúncia, é apenas para ele prestar esclarecimentos. É uma atribuição de um ministro de Estado dar explicações rotineiras ao parlamento", opinou. 

Um dos vice-líderes do governo no Senado, Elmano Férrer (Podemos-PI) lembrou que Paulo Guedes, assim como outros ministros do governo Bolsonaro, nunca se negou a colaborar com as comissões das duas casas do Legislativo. 

"Creio que ele tem o maior interesse em atender a um convite desta Casa para dar explicações necessárias, principalmente, neste momento atual de incerteza e instabilidade econômica mundial", argumentou. 

Bolsa Família

A CAE aprovou também nesta terça-feira convite ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para que ele dê explicações sobre a distribuição de recursos do Bolsa Família.

A iniciativa partiu dos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Jean Paul Prates (PT-RN), depois da divulgação de informações de que a Região Nordeste teria ficado com apenas 3% das famílias contempladas em janeiro deste ano, embora a região tenha o maior número de famílias em situação de pobreza. (Agência Senado)