Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Atento às demandas apresentadas, José Aníbal reforçou o comprometimento do órgão em apoiar os municípios

Atento às demandas apresentadas, José Aníbal reforçou o comprometimento do órgão em apoiar os municípios Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Atento às demandas apresentadas, José Aníbal reforçou o comprometimento do órgão em apoiar os municípios  Atento às demandas apresentadas, José Aníbal reforçou o comprometimento do órgão em apoiar os municípios

Em visita à região do Jalapão para acompanhar a entrega de equipamentos para Unidades Demonstrativas de Pastagens Ecológicas do Projeto Cerrado-Jalapão, o vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal Lamattina, reuniu-se com o prefeito de São Felix do Tocantins, Marlen Ribeiro para tratar das demandas do município referente aos serviços prestados pelo órgão. A reunião ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 11.

Entre os pedidos apresentados pelo gestor municipal, Marlen Ribeiro, estão a necessidade de abertura de um escritório local do Ruraltins em São Félix.

“É necessário contarmos com a presença física do escritório, apesar de o Ruraltins já estar presente com todo apoio, por meio do atendimento do escritório Local de Novo Acordo, sabemos que a logística é um pouco complicada. Como o Jalapão é uma região que está em expansão, e consequentemente abrange o município de Mateiros e São Felix, nós precisamos dessa presença efetiva do órgão. O nosso desenvolvimento vai além do turismo, parte também da agricultura familiar, e precisamos ter esse apoio do Ruraltins, com acesso a mais assistência técnica e programas para que nossas famílias também se desenvolvam”, ressaltou o prefeito acrescentando que para acompanhar o desenvolvimento turístico, as famílias precisam ter condições de receber o turista, “a cadeia de base precisa estar estruturada com o apoio ao pequeno produtor”.

Atento às demandas apresentadas, o vice-presidente José Aníbal reforçou o comprometimento do órgão em apoiar os municípios. “É muito importante esses encontros para ouvir as necessidades de cada município, e nos comprometemos em levar adiante a solicitação para que a proposta seja avaliada”, ressaltou o vice-presidente.

Cerrado-Jalapão

No intuito de unir forças para a redução dos desmatamentos e das queimadas no Cerrado, os governos do Brasil e da Alemanha, criaram o Projeto de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado, nomeado de Projeto Cerrado-Jalapão. A iniciativa beneficia diretamente as unidades de conservação do Corredor Ecológico da região do Jalapão e municípios localizados no entorno dessas unidades.

O projeto tem como parceiros na implantação o Ibama/Prevfogo, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Ruraltins, a Embrapa, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidades (ICMBio) e a Cooperação Técnica Alemã (GIZ e Ambero).

Dentre os municípios prioritários selecionados para o projeto no Tocantins estão: Dueré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, além do Parque Estadual do Jalapão, Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, o Parque Nacional do Araguaia, Terra Indígena Xerente e a Terra Indígena Parque do Araguaia.