Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foram realizados procedimentos de neurólise em pacientes em tratamento de hanseníase

Foram realizados procedimentos de neurólise em pacientes em tratamento de hanseníase Foto: Divulgação HGP

Foto: Divulgação HGP Foram realizados procedimentos de neurólise em pacientes em tratamento de hanseníase Foram realizados procedimentos de neurólise em pacientes em tratamento de hanseníase

Pacientes diagnosticados com hanseníase que necessitam realizar procedimento cirúrgico chamado neurólise de nervo periférico foram beneficiados no primeiro Opera Tocantins de 2020, do Hospital Geral de Palmas (HGP), na noite dessa quinta-feira, 12. A ação contou com equipe do serviço de ortopedia e o suporte dos profissionais do centro cirúrgico da unidade. O programa Opera Tocantins faz parte da estratégia criada pela Lei Nº 3.369/2018, a qual busca dá agilidade na realização das cirurgias eletivas em todo o Estado.

O médico ortopedista do HGP, Ronaldo Rêgo Rodrigues, explicou como é este tipo de procedimento. “A hanseníase tem cura, mas o diagnóstico deve ser precoce para evitar que a doença deixe sequelas. O procedimento de neurólise é uma maneira de tratamento ao paciente, pois a bactéria da hanseníase afeta o nervo.  As queixas são a diminuição ou ausência de sensibilidade, dor, diminuição de força e alterações funcionais. Por meio da neurólise (cirurgia para descompressão do nervo) haverá melhora do quadro álgico e funcional, com diminuição de usos de medicações para dor, principalmente uso de altas doses de corticóide”, destacou.

O ortopedista ressaltou também que o diagnóstico precoce é sempre a melhor forma de evitar que o paciente venha a ter sequelas. “O paciente que busca o diagnóstico precoce da hanseníase, evita tomar grande quantidade de medicamentos no alívio da dor e previne o desenvolvimento das sequelas permanentes, consegue de forma rápida recuperar movimentos”, enfatizou.

“Esta é a primeira edição do Opera neste ano e estamos trabalhando para contemplar outras especialidades com o intuito de beneficiar mais pacientes que necessitam de cirurgias eletivas”, afirmou o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo.

Dados

Só em 2019, por meio do Programa Opera Tocantins, foram realizados 171 procedimentos no HGP, nas especialidades de oncoginecologia, aparelho digestivo, urologia oncológica, cirurgia plástica, cabeça e pescoço e cirurgia geral.