Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldenes Lima

Foto: Aldenes Lima

O sistema de Saúde do Tocantins realizou no mês de julho, 1.003 cirurgias eletivas. O feito é mais um recorde da gestão estadual, que em 2023 já tirou 9.326 pessoas da fila da Central Estadual de Regulação. O número já corresponde a 87% de toda a produção de 2022, quando foram ultrapassados todos os anos anteriores, com a realização de 10.704 procedimentos. 

Do total realizado em 2023, 71% (6.695) ocorreram nos hospitais estaduais. Os procedimentos são efetuados por meio de convênio com os municípios; nas unidades privadas contratualizadas; na rotina das unidades hospitalares estaduais e por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), mais conhecido como Opera Tocantins.   

“Eu tenho muita dificuldade para andar e fazer as tarefas de casa. Eu estou muito feliz em poder ser atendida e finalmente voltar a trabalhar normalmente, pois nem emprego eu tenho mais, por causa do problema que me causa dores nas pernas e me impede de andar por muito tempo”, disse a paciente Angilene Pereira de Sousa, moradora de Nova Rosalândia, que há quatro anos aguardava pelo procedimento de ortopedia e foi cirurgiada no domingo, 30, no Hospital Geral de Palmas.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Afonso Piva de Santana, a ampliação das cirurgias ortopédicas é um avanço. "Graças ao suporte que o governador Wanderlei Barbosa tem nos dado. Por outro lado, é gratificante ver o empenho das equipes e a alegria dos pacientes que são acolhidos e tem suas vidas transformadas. Para quem ainda aguarda uma cirurgia, reiteramos que estamos trabalhando para melhorar a cada dia e atender a todos que precisam do Sistema Único de Saúde estadual”, disse. 

Uma das unidades em expansão de cirurgias é o Hospital Regional de Xambioá, que fez 157 cirurgias em 2022 e já se aproxima das 200 em 2023. Segundo o diretor geral, José Jardel Rocha, “com o apoio das equipes da Secretaria e temos melhorado e agilizado os atendimentos, com o programa Opera Tocantins. O nosso objetivo é fazer as cirurgias com a humanização que a população merece. Nós realizamos 41 cirurgias eletivas em julho e queremos humanizar cada vez mais o hospital e zerar as filas eletivas, atender os nossos pacientes sempre com o melhor atendimento possível”.

“Eu gostaria de agradecer a toda equipe do Hospital Regional de Araguaína, ao secretário de Saúde e ao governador, pela iniciativa dessas cirurgias eletivas, desse avanço. Muito obrigada pelo cuidado, que Deus abençoe cada um de vocês!”, disse a paciente Geovanete Ribeiro de Sousa.