Com objetivo de evitar os riscos da contaminação pela doença chamada de Coronavírus, (COVID-19), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), está orientando servidores e hóspedes da Casa de Apoio, como também redobrando cuidados com a higiene e suspendendo reuniões.
Na manhã desta terça-feira, 17, o secretário José Messias de Araújo visitou a instituição, onde mais uma vez foram feitas orientações sobre os sintomas da doença e devida higiene para evitar o contágio; e entregou kits contendo álcool em gel e máscaras. “Além disso, a Setas encaminhou ofício para a Sesau solicitando uma equipe de enfermagem que possa acompanhar, se revezando no reforço de informações e orientações para servidores e hóspedes”, destacou o secretário.
O secretário informou também que uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado está presente, todas as sextas-feiras, na instituição orientando sobre higiene e alimentação, entre outros cuidados prioritários à saúde, e que os cuidados na Casa estão em consonância com os dos hospitais. “Com o surgimento da doença estamos redobrando os cuidados, orientando sobre sintomas e acompanhando os pacientes”, afirmou. Informou também que a Sesau está realizando uma triagem dos pacientes e acompanhantes que podem ficar hospedados na Casa.
Segundo a diretora da casa, Elisângela Sardinha, os cuidados estão sendo devidamente tomados, mas as parcerias devem continuar, porque os hóspedes necessitam do apoio espiritual e das demais doações.
O hóspede Rufino Abreu Vilanova, 60 anos, de Dianópolis, está acompanhando o cunhado no tratamento de úlcera gástrica e entende que é importante reforçar cuidados nesse momento. “Muito importante as informações e orientações nesse momento de dúvidas, em que tanta gente fala e a gente ainda não sabe bem como fazer”. Afirmou.
Casa de Apoio
Hospeda pacientes de hospitais públicos que estão em tratamento e também seus acompanhantes. São pessoas que moram no interior e até mesmo em outros estados e não têm onde ficar.
Coronavírus
A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID – 19, vírus que causa doença respiratória. Com casos registrados na Chia e em outros países.