Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
 

Tendo em vista a crise instaurada pelo novo coronavírus (Covid-19) em todo Brasil e no mundo, o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (CIDEP), formado por entidades de classe, reuniu na tarde desta última quarta-feira, 18, no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas. O objetivo da reunião foi tratar dos reflexos da pandemia causada pelo novo coronavírus e seus impactos na economia da Capital, bem como de estratégias para auxiliar as empresas neste momento.

O CIDEP decidiu encaminhar um ofício ao Governo Estadual e à Prefeitura de Palmas, solicitando a isenção ou suspensão do pagamento dos tributos estaduais e municipais (ICMS e ISS) além da dilatação dos prazos nos processos administrativos e os que estão em execução fiscal. Tais medidas devem auxiliar as empresas neste momento em que a economia global passa por sérios problemas. A Prefeitura de Palmas definiu, tendo em vista a confirmação de caso da Covid-19 na capital, o fechamento do comércio. 

Para o presidente do CIDEP, Silvan Portilho, que também preside a CDL Palmas, o momento é de traçar estratégias. “Nós tentamos não fechar o comércio, mas sabemos que isso vai além, é questão de saúde pública e vai além. A Prefeitura vai publicar um decreto e acreditamos que o comércio deverá fechar por 15 ou 30 dias, sendo que somente serviços essenciais como alimentação e farmácia ficarão abertos. Neste momento, enfatizamos aos empresários que sejam precisos e orientem aos trabalhadores que eles devem ficar em casa, não devem viajar, não devem aglomerar as praias, para que a medida seja de fato efetiva”, explicou.

Silvan Portilho explicou que nos próximos dias as entidades classistas estarão formulando novas medidas para orientar as empresas que não poderão abrir. "A CDL Palmas estará ativa em todos os meios de comunicação ouvindo os empresários para juntos elaborarmos as soluções necessárias", disse. Além do ofício que será encaminhado aos governos, o CIDEP também elaborou uma série de recomendações para as empresas que ficarão abertas, sendo elas:

- Utilizar banco de horas para definir uma escala de funcionários, em função da queda nas vendas;

- Limitar o fluxo de pessoas dentro das empresas para o determinado pelo Ministério da Saúde, seja de funcionários ou de clientes;

- Cumprir todas as recomendações do Ministério da Saúde em seus estabelecimentos e orientar os colaboradores;

- Reforçar a limpeza nos estabelecimentos;

- Priorizar home office e tele trabalho para os funcionários para os casos possíveis;

- Priorizar o delivery e o atendimento por telefone e internet;

- Sugerir abertura das empresas em horários alternativos para evitar grandes fluxos no transporte público e nas ruas;

- Utilizar férias coletivas por setor ou por empresas, evitando assim demissões;

- Disponibilizar na entrada das empresas o álcool em gel ou pia com água e sabão para utilização de todos.

Estiveram presentes na reunião representantes da CDL Palmas; do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas; da Federação Da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins; Associação Comercial e Industrial de Palmas, Federação das Associações Comercial e Industriais do Tocantins; Associação Tocantinense De Supermercados; Associação Dos Comerciantes De Materiais De Construção Do Tocantins; Associação De Jovens Empresários Do Tocantins; Agência de Tecnologia de Palmas; SEFIN Palmas; Convention Bureau; Conselho Regional de Contadores do Tocantins; Associação de Distribuidores e Atacadistas do Tocantins e também da Prefeitura Municipal.