Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

A meta da Secretaria de Saúde de Palmas é proteger em 2020 aproximadamente 71.309  pessoas contra o vírus da influenza. Com intensa movimentação nos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) nesta segunda-feira, 23, devido ao início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza na Capital, a Secretaria decidiu ampliar os locais para a imunização dos idosos. Para atender de forma segura, evitando principalmente aglomeração de pessoas,  além das 32 salas de vacina, localizadas nos CSCs, algumas escolas da rede municipal de ensino também passarão a ser pontos de vacina.

Serão sete escolas, que irão atender das 8 às 12h e das 13 às 17h, além de mais um posto de vacinação no Parque da Pessoa Idosa, que funcionará até sexta-feira, 27, no horário das 8 às 12 horas, sendo mais um posto de vacinação alternativo para a população.

Sendo as escolas:

Escola Carlos Drummond – Arno 41 (403 Norte)

Escola Mestre Pacífico – Arno 44 (409 Norte)

Colégio São Francisco – Arne 12 (108 Norte)

Escola Henrique Talone – Arse 24 (210 Sul)

Escola Vinicius de Moraes – Arse 72 (706 Sul)

Escola Estevão de Castro – Jardim Aureny III

CMEI Sítio do Pica Pau Amarelo – Jardim Aureny IV

Drive Thru

Para os idosos que preferirem serem atendidos no esquema de Drive Thru,  a Secretaria disponibilizou uma equipe de técnicos para atender na Feira Coberta da 304 Sul, também no período das 8 às 12 horas, também até a próxima sexta-feira, 27.

Para a vacinação, o idoso deverá levar documento de identificação, cartão SUS e cartão de vacina para o registro da dose.

A enfermeira da Central de Vacinas de Palmas, Juliana Souza, conta que devido à ameaça do Coronavírus (Covid – 19), foi observado, neste primeiro dia de vacinação, que a movimentação foi bastante intensa nas unidades de saúde, por isso a ampliação dos locais.  “Tivemos que readequar a estratégia dos locais de vacinação. A proposta era iniciar a imunização nas unidades de saúde, pois existe um calendário que divide o público alvo em períodos diferentes, que a princípio daria certo. Mas como estamos vivendo um momento diferente, foi decidido alterar a estratégia, ampliando o número de pontos de vacinação”, justificou a enfermeira lembrando que neste período a vacinação será somente para os idosos e trabalhadores da saúde.

A enfermeira explicou ainda que a vacina da influenza não diminui o risco de contágio por Covid - 19, mas, ao proteger a população mais vulnerável, a injeção evita que o influenza sobrecarregue o sistema respiratório. 

Neste primeiro momento, os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde serão vacinados. A partir de 16 de abril, professores, doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento serão incluídos. Do dia 9 de maio em diante, crianças, grávidas, adultos de 55 a 59 anos e demais públicos também poderão tomar suas doses. O dia D da campanha está marcado para 9 de maio, sábado.

O público-alvo prioritário da vacinação a partir desse ano, são adultos de 55 a 59 anos que também terão direito a receber uma dose (antes, o imunizante era oferecido dos 60 em diante). Acompanhe abaixo, a lista completa das pessoas que podem (e devem) se proteger gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, o SUS e a relação das escolas:

·         Idosos com mais de 60 anos

·         Adultos com 55 a 59 anos

·         Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

·         Gestantes

·         Puérperas (mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias)

·         Trabalhadores da área de saúde

·         Professores de escolas públicas e privadas

·         Povos indígenas

·         Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas (veja mais abaixo)

·         Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas

·         População privada de liberdade

·         Funcionários do sistema prisional

·         Profissionais de forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros, por exemplo)