Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista / CM Palmas

Foto: Aline Batista / CM Palmas

Sensibilizado com a baixa nos estoques em todas as unidades de coletas do Estado, o vereador Lúcio Campelo (Sem Partido) reforça apelo da Hemorrede Tocantins para que a população retome as doações de sangue. “Todos nós sabemos que não devemos sair de casa, mas é para uma boa ação e o processo garante segurança aos doadores. Com cuidado e responsabilidade, vidas serão salvas”, afirma.

As informações divulgadas em portais dão conta que os doadores de sangue sumiram e pacientes com câncer, acidentados, cirúrgicos, enfermos em geral, necessitam de doações.

A Hemorrede orienta que os profissionais das unidades utilizam os equipamentos de proteção individuais e seguem os protocolos do Ministério da Saúde para evitar a contaminação por coronavírus. Também informa que estão sendo feitos agendamentos prévios do horário de doação, para evitar aglomerações.

Todos os pontos de coletas de sangue da Hemorrede Tocantins seguem funcionando de forma regular, com todas as unidades abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30, a maioria funciona, exceto as unidades do Hospital Geral de Palmas (HGP) e de Porto Nacional que não ficam abertas para atendimento. Em Palmas a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232, em Gurupi no 3312-2237, Araguaína pelo 3411-2915, Porto Nacional no 3363-5161 e Augustinópolis pelo 3456-1153.

Vacinação

A Hemorrende pede que a doação de sangue seja feita antes da vacinação contra Influenza, que teve campanha iniciada no último dia 23, uma vez que caso o doador tome a vacina precisa esperar quatro semanas para tornar-se novamente apto.

Principais critérios para doação de sangue:

 - Estar bem de saúde;

- Pesar no mínimo 50 Kg; 

- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável);

-Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).

(Com informações Secretaria Estadual de Saúde)