Com a chegada da Quaresma, período que antecede a Páscoa, aumenta significativamente o consumo de pescados como peixes, crustáceos e moluscos em todo o Estado. Em razão da tradição religiosa e cultural, muitas famílias substituem a carne vermelha por esses produtos, o que eleva a procura nos supermercados, mercados e feiras livres.
Diante desse cenário, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reforça orientações importantes para garantir compras seguras e evitar prejuízos ao consumidor.
Atenção ao peso e às informações da embalagem
Os pescados devem ser comercializados exclusivamente por peso (quilo). Grande parte desses produtos é pré-embalada, ou seja, já foi pesada e etiquetada sem a presença do consumidor.
A equipe da área de Pré-Medidos da AEM realiza fiscalizações periódicas em estabelecimentos atacadistas e varejistas para verificar se o peso informado nas embalagens corresponde ao conteúdo real do produto.
Segundo o presidente da AEM, Denner Martins, orientar o consumidor também é uma das principais atribuições do órgão. “Nosso papel é assegurar relações de consumo mais justas, contribuindo para que a população faça escolhas conscientes, evite contratempos e gastos desnecessários. Por isso, além da fiscalização, trabalhamos com informação e transparência”, destaca.
Produtos pré-medidos exigem atenção redobrada
Mais de 85% dos produtos consumidos no Brasil são pré-medidos que são mercadorias embaladas e pesadas sem a presença do comprador e prontas para comercialização. Ao serem expostos à venda, devem conter embalagem adequada e rótulo com indicação clara do peso.
No caso de peixes congelados pré-embalados, como o bacalhau, é fundamental observar o peso líquido indicado na embalagem. Esse valor não pode incluir o peso da embalagem nem da camada de glaciamento, uma fina película de gelo aplicada para proteger o alimento e conservar suas características.
O consumidor deve verificar se a informação está clara no rótulo e, em caso de dúvida, pode solicitar esclarecimentos ao estabelecimento.
Compras em feiras livres: fique atento à balança
Para quem prefere adquirir pescados frescos em feiras livres e mercados, a orientação é acompanhar atentamente a pesagem. Como a comercialização também é feita por quilo, o consumidor deve observar se a balança está em perfeitas condições de uso.
A AEM reforça que toda balança utilizada em atividade comercial deve:
* Ser modelo aprovado pelo Inmetro;
* Passar por verificação periódica do órgão metrológico;
* Estar instalada em superfície plana, nivelada e firme;
* Ficar em local iluminado e de fácil visualização pelo consumidor.
Equipamentos de uso doméstico ou sem aprovação oficial não podem ser utilizados para fins comerciais.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode procurar a Agência de Metrologia para registrar denúncia ou solicitar orientação.

