Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Shara Rezende Secretário executivo da Seciju e superintendente do Sistema Penitenciário foram ao 1° dia de atividades da fábrica Secretário executivo da Seciju e superintendente do Sistema Penitenciário foram ao 1° dia de atividades da fábrica

Unidade fabril do Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP de Palmas) que fabricará máscaras artesanais para serem utilizadas na prevenção a transmissão da Covid-19 iniciou as atividades nesta sexta-feira, 27. Inicialmente as máscaras serão utilizadas pelos servidores do sistema prisional e população carcerária e, posteriormente, serão distribuídas a rede pública de saúde do Estado. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), e a empresa Embrasil Serviços, cogestora da CPP de Palmas e Barra da Grota, com a participação da Passini & Pereira, empresa fornecedora dos uniformes dos internos para as duas unidades prisionais.

A unidade fabril iniciou as atividades com treinamento para confecção das máscaras com quatro detentos, entre eles está o J. F, 27 anos, que disse encontrar-se entusiasmado com a oportunidade. “Eu já tinha trabalhado numa fábrica de roupas tirando as linhas, estou bem animado em aprender a costurar e com isso poder atuar numa nova área de trabalho e voltar para a sociedade com uma profissão e quem sabe já com um emprego”, vislumbra. O interno contou também como está se sentindo em ajudar as pessoas. “Estou me sentindo muito útil, pois estou ajudando a sociedade confeccionando as máscaras de proteção contra o coronavírus e assim cuidando da saúde das pessoas”, enfatizou.

Esteve no primeiro dia de funcionamento da fábrica da CPP de Palmas o secretário executivo Cidadania e Justiça, Geraldo Cabral, que falou sobre a contribuição dos encarcerados no combate da transmissão do coronavírus. “Agradecemos os reeducandos pelo trabalho de fabricar as máscaras que serão usadas pelos servidores e população carcerária, com esse trabalho estarão contribuindo para que todos permaneçam saudáveis”. O secretário executivo ainda ressaltou a importância do trabalho para reintegração social. “Esse é o primeiro passo do Programa Novo Tempo que tem o objetivo de oferecer educação profissional, trabalho e renda para pessoa privada de liberdade com a finalidade de reinserção social, contamos com as empresas privadas para que olhem para dentro das unidades prisionais como sendo um lugar com mão de obra para o trabalho”, clamou.

Treinamento

A proprietária da empresa parceira 063 Uniformes e instrutora de corte e costura da fábrica, Angélica Passini, falou um pouco sobre o que os internos irão aprender durante o treinamento. “Irei instruí-los sobre o manuseio da máquina de costura, como velocidade e colocação de linhas; repassarei o molde e como cortar os tecidos e já faremos as primeiras máscaras artesanais”, explicou.

Produção

A unidade fabril tem capacidade para produzir 30 mil máscaras faciais artesanais que serão confeccionadas com meltbow, um tecido filtrante, encapado por TNT médico-odonto-hospitalar, conforme orienta a Resolução RDC nº 356, publicada no último dia 23, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que dispõe sobre os requisitos para a fabricação. Após a produção das máscaras faciais não for mais necessária, a nova fábrica da CPP de Palmas será redirecionada para a produção de uniformes prisionais.

Presenças

Também estiverem no primeiro dia de atividade da fábrica de costura, os servidores da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen), entre eles: o superintendente do Sispen, Orleanes de Sousa Alves; o diretor da CPP de Palmas, Thiago Sabino; e o gerente de Reintegração de Social, Trabalho e Renda ao Preso e ao Egresso, Leandro Bezerra de Sousa. E colaboradores da empresa Embrasil Serviços.